ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA
14/12 A 18/12 – 9ºD
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 16/12
ATENÇÃO: SEMANA RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS
ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE
RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO
LINK ABAIXO:
https://forms.gle/x8gCWsWXtCPiLozs6
OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA
NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA
07/12 A 11/12 – 9ºD
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 16/12
ATENÇÃO: SEMANA DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA
SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS
EXERCÍCIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO,
CLIQUE NO LINK ABAIXO:
https://forms.gle/x8gCWsWXtCPiLozs6
OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA
NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA
30/11 A 04/12 – 9ºD
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 08/12
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO
PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 43 A 48 (até exercício 3,
questões a, b, c).
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA
23/11 A 27/11 – 9ºD
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 01/12
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO
PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 35 (Atividade 3 – Pistas
Textuais) A 41 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA 09/11 A 13/11 – 9ºD
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 17/11
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA
OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
TEXTO EXPLICATIVO:
O TEXTO DRAMÁTICO (TEATRAL)
É
um tipo textual derivado do texto narrativo, tendo como principal
característica ser escrito para ser representado. Geralmente não tem narrador
e predomina a 2ª pessoa (tu, vós). Estudaremos
os principais elementos que estão presentes em sua composição. Para
direcionar a encenação, o texto teatral ou dramático possui elementos muito
particulares, tais como: Prólogo: texto inicial
usado para situar o leitor do que vai encontrar na peça teatral ou trazer uma
introdução aos fatos que ocorrem em seu enredo. Atos: significa um
momento de uma obra e corresponde a tudo que acontece em um mesmo período, no
mesmo dia ou ano. Cenas: os atos podem se
dividir em cenas que são indicadas pelas entradas e saídas das personagens no
palco. Atualmente, os atores simplesmente dividem o texto em cenas e quase já
não utilizam os atos. Epílogo: é o final, o
desfecho e fecha de forma lógica o drama desenvolvido nas cenas anteriores. Rubricas: indicações de
cena, descrevem o que acontece em cena, se é dia ou noite, o local etc.
Normalmente ficam em linhas separadas, entre parênteses e escritas em itálico.
Texto principal, as falas dos atores. É
constituído por: Monólogo – uma personagem,
falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou
sentimentos; Diálogo – falas entre
duas ou mais personagens; Apartes – comentários
de uma personagem para o público, pressupondo que não são ouvidos pelo
seu interlocutor.
Tragédia
Estrutura interna – uma peça de teatro divide-se
em: Exposição – apresentação das
personagens e dos antecedentes da ação. Conflito – conjunto de
peripécias que fazem a ação progredir. Desenlace – desfecho da ação
dramática.
PERSONAGENS Classificação quanto à sua concepção: - Planas ou personagens-tipo –
não alteram o seu comportamento ao longo da ação. Representam um grupo
social, profissional ou psicológico); - Modeladas ou Redondas –
evoluem ao longo da ação, as suas atitudes e comportamentos vão-se alterando
e, por isso mesmo, podem surpreender o espectador. Classificação quanto ao relevo: - protagonista ou personagem
principal
EXERCÍCIOS
Leia
o texto abaixo e responda às questões 1, 2, 3 e 4
Busca Ao Tesouro MONTEIRO LOBATO
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar
histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história
muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro
muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem
naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando
Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília
entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca
de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou
voltar a dormir. (deita se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu
sabia.! Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar. Emília: E então, está
preparado?
Pedrinho: Preparado prá que?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido. Pedrinho: Essa história não está
me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que
eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou
em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas
quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas,
e imaginou…
Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou
perdido. E agora. O que faço? Visconde: (entrando) Bom dia
Pedrinho? Prá onde você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande
tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse? Pedrinho: Não sei te informar, só sei
que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na
frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve
aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele
tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande
tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele
é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele
vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas
sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci)
Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um
tesouro. Será que você não podia me ajudar, não? Saci: Ajudar? Eu? Será que
eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você, está bem? Saci: A metade? Um
grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo
melhorar a minha aparência… Então eu vou.
1.O
texto acima apresenta: personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das
personagens. Essas características são: b.(
)de uma notícia c
.( )de uma narrativa ficcional d.(
) de uma carta 2.Que
personagens atuam nessas cenas? 3.As
frases entre parênteses se chamam rubricas. Para que elas servem? 4.Qual
a diferença entre o texto dramático e o texto argumentativo (artigo de
opinião)? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA 03/11 A 06/11 – 9ºD
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 11/11
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO
OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU
APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS
ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO
– VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 31 A 35 LEIA O TEXTO DA ATIVIDADE 1 – “A PEQUENA
VENDEDORA DE FÓSFOROS” FAÇA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 33 ATÉ
35.
(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00
PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE) |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Atividade Língua
Portuguesa
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 26/10
A 30/10 – 9ºD
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 03/11
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO E
RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS
EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO
SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP
(PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA
WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
Leia o texto e
responda às questões:
“Medida Certa” Jorge e Mateus
Oi,
tô te ligando pra você passar aqui em casa Hoje
à noite, se tiver desocupada Só se
der, só se der
Não,
não vai dizer pra ninguém que sinto saudades Não é
verdade Eu e
você, nada a ver
É que
meu pente perguntou do seu cabelo Ouvi
reclamações do meu espelho Querendo
saber de você Que
dia ele vai te ver
Eu
juro que, pra mim, pouco me importa Se eu
passo toda hora na sua porta Meu
carro que se apaixonou na rota
É,
não sou eu O meu
quarto que ficou apaixonado Travesseiro
dependente e viciado em você
Não
sou eu Meu
lençol te quer agora e não depois Minha
cama tem a medida certa pra nós dois
É que
meu pente perguntou do seu cabelo Ouvi
reclamações do meu espelho Querendo
saber de você Que
dia ele vai te ver(...)
(Trecho da música
de https://www.letras.mus.br/jorge-mateus/medida-certa/)
RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE TÊM RELAÇÃO COM O
TEXTO:
1. No início do texto, há uma redução de
formas linguísticas aceitáveis na fala, mas indesejáveis na escrita.
Identifique o trecho em que pelo menos uma delas ocorre. 2. Uma redução de palavras na fala como
“refri” (de refrigerante), “moto”(de motocicleta) ou “Zé”(de José) e as
também analisadas do texto são consideradas variações da linguagem formal ou
coloquial? Explique. 3. Reescreva uma passagem (ou mais) do texto
em que um objeto assume uma atitude humana: 4. A palavra “pra” no texto está na linguagem
formal ou coloquial? Qual a classe gramatical dessa palavra? 5. O rapaz afirma que não é verdade que sente
saudade. Podemos dizer que isso é verdade? Justifique a resposta. |
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 19/10 A
23/10 – 9ºD
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 27/10
ATENÇÃO:
COPIE O TEXTO EXPLICATIVO E FAÇA OS EXERCÍCIOS NO SEU CADERNO.
COMO ENTREGAR:
TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR
VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE
TIVER DÚVIDAS ESTOU ONLINE VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS
18HORAS.
ORAÇÕES COORDENADAS (copiar o texto explicativo)
São orações
independentes, ou seja, não há relação sintática entre elas. São
classificadas em Sindéticas e Assindéticas.
-ORAÇÕES COORDENADAS
ASSINDÉTICAS: São caracterizadas
pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas por nenhum
conectivo (conjunção). Exemplo: Chegamos na praia, nadamos, jogamos,
comemos.
Na frase de exemplo
temos 4 orações independentes entre elas (não precisam do complemento da
outra para dar sentido), separadas pela vírgula e sem conectivo ligando-as.
-ORAÇÕES COORDENADAS
SINDÉTICAS: São caracterizadas
pelo período composto ligadas por meio de uma conjunção coordenativa. Classificadas
como: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.
1.Aditivas: quando as
orações expressam soma, apresentam os conectivos (e, nem, não só, mas também, mas ainda, como,
assim). Chegamos à praia e nadamos. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
2.Adversativa: quando as
orações expressam adversidade, ideia contrária, apresentam os conectivos (e, mas, contudo, todavia,
entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão). Eles queriam sair, porém estava chovendo. (Oração Coordenada Sindética
Adversativa) 3.Alternativas: quando as
orações expressam ideia de alternância, apresentam os conectivos (ou, ou... ou, ora... ora,
quer... quer, seja... seja). Ora gosta de vestidos, ora gosta de sapatos. (Orações Coordenadas
Sindéticas Alternativas) 4.Conclusivas: quando as
orações expressam conclusão, apresentam os conectivos (logo, portanto, por fim, por
conseguinte, pois, então, consequentemente). São adolescentes, logo irão namorar. (Oração Coordenada Sindética
Conclusiva) 5.Explicativas: quando as orações
expressam explicação, apresentam os conectivos (isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois). Descemos do carro porque o trânsito estava parado. (Oração Coordenada Sindética
Explicativa) OBS: Para que eu preciso estudar isso? Para saber formular
suas frases da maneira correta em textos, saber argumentar, dar coerência e
coesão para seus textos, melhorar a compreensão de discursos, evitar a
ambiguidade nos seus textos.
Exercícios (copie as orações e faça a marcação como no
exemplo)
-Classifique as
Orações Coordenadas:
a)O trabalhador saiu cedo e chegou tarde. Oração
Coordenada Assindética / Oração Coordenada Sindética Aditiva
b)Lutou
bastante, mas não venceu. c)Venceremos,
ou perderemos com honra. d)Ele
dormiu tarde, logo não acordará cedo. e)Não
chore, que seu pai virá buscá-los f)Não
sabia montar, nem gostava de cavalos. g)Espere
um pouco, porque não há lugar. h)Li
a estória e achei-a interessante i)Façam
silêncio, porque o bebê está dormindo. j)Não
estudei, portanto não devo passar.
|
Atividade Língua Portuguesa
Atividade para entregar até dia 20/10/2020
Atenção: Esta
Atividade de Revisão é referente às atividades dos meses de Agosto e Setembro/2020.
Há
somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividades
feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me
envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail
geisa19@hotmail.com
Atividade de Revisão
(Clique no link abaixo e responda às questões)
https://forms.gle/7A1hd1JD6zg2VLgV7
Se
tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas
de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Atividade Língua
Portuguesa
ATIVIDADE PARA
ENTREGAR ATÉ 07/10/20
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO RESPONDA OS EXERCÍCIOS
NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
Se
tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp
das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
Marcas de
Intertextualidade (Paródia e Pastiche) Em atividades anteriores, vimos sobre a
intertextualidade e sua relação em textos e outros tipos de obras artísticas.
Agora, estudaremos de modo específico dois tipos de intertextualidade, o
Pastiche e a Paródia. O que é Pastiche? Trata-se de uma obra literária ou artística
em que se imita o estilo de outros autores, sejam escritores, pintores,
músicos ou outros. É uma técnica que mescla estilos e que pode ser utilizada
com sarcasmo, mas não é sua função, como ocorre no caso da paródia, que
satiriza ou critica a obra de origem. Atualmente, o Pastiche pode ser
visto como uma espécie de colagem ou montagem, tornando-se recortes de vários
textos. O que é Paródia? É a criação de um texto a partir
de um bastante conhecido, ou seja, com base em um texto consagrado alguém
utiliza sua forma e rima para criar um outro texto cômico, irônico,
humorístico dando um novo sentido ao texto fazendo uma crítica do mesmo. Também pode ser utilizado em
pinturas, publicidades etc.
Atividade
A
partir da leitura do texto explicativo, responda:
1.Qual
a diferença entre Pastiche e Paródia?
2.Identifique
nos seguintes textos e obras a Paródia e o Pastiche:
a)
Paródia ( ) ou Pastiche ( ) b)
Paródia ( ) ou Pastiche ( )
c)
Paródia ( ) ou Pastiche ( )
d)
Paródia ( ) ou Pastiche ( )
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 29/09/20
ATENÇÃO: FAÇA A PESQUISA
SOBRE O TEMA, FAÇA O QUADRO NO SEU CADERNO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS. NÃO
PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO
SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP
(PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
Se
tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às
18horas de segunda a sexta.
FAÇA
UMA PESQUISA SOBRE CONJUNÇÕES
SUBORDINATIVAS E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR:
Leia:
O custo da ignorância
Imagine que você esteja perdido em Pequim, na
China, onde é muito difícil encontrar alguém que fale outra língua que não o
chinês. Suponha que você esteja passando mal e precise ir a um hospital.
Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta. E mais difícil se torna a sua
comunicação com as pessoas em volta. Você olha as placas, mas não entende
nada. Procura uma lista telefônica e entende menos ainda. Já pensou se
tivesse de trabalhar nesse lugar? Terrível, não? Essa sensação de insegurança ajuda a entender
uma imensa parcela da população brasileira. Um analfabeto ou semianalfabeto
comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria se estivesse
perdido numa rua de Pequim. Esse exemplo ajuda a entender mais sobre a
mortalidade infantil e o círculo vicioso da miséria. Confuso? Afinal, o que o analfabetismo tem a ver
com a mortalidade infantil? É simples. O nível de instrução da mãe é um
elemento vital para que a família perceba a necessidade de higiene e de
saneamento básico. Números do Unicef mostram que a taxa de
mortalidade infantil chega ao seu ponto máximo nas famílias em que a mãe é
analfabeta. E vai baixando ________________ a instrução aumenta. A morte de
crianças pequenas entre filhos de mulheres que frequentam a escola por menos
de um ano é cerca de três vezes maior do que em famílias nas quais a mãe
estudou por mais de oito anos. DIMENSTEIN, Gilberto. “O cidadão de papel”. São Paulo: Ática,
2002. Questões
1.Sublinhe
a conjunção subordinativa que compõe esta passagem do texto: “Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta.”, 2.A
conjunção subordinativa, identificada na questão anterior, exprime: a)tempo b)consequência c)proporcionalidade d)
concessão
3.No período
“Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção subordinativa
“se” aponta para um fato: a)certo b)concluído c)hipotético d)previsível
4.No
trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma
forma como você se comportaria […]”, a conjunção subordinativa “como”
introduz a ideia de: a)conformidade b)causa c)exemplificação d)comparação
5.O
último período do texto apresenta uma conjunção subordinativa que introduz a
ideia assinalada acima. Aponte-a: R: 6.No segmento
“O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a
família perceba a necessidade […]”, conjunção subordinativa grifada é: a)condicional b)final c)integrante d)causal
7.A
lacuna indicada no texto deve ser preenchida a conjunção subordinativa: a)à
medida que b)à
medida em que c)na
medida que d)na
medida em que
8.Na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”, a
conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de: a)causa b)condição c)consequência d)tempo
|
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 22/09/20
ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA -
CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE
TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM
ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E
O NÚMERO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
- Atividade na
apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.
Atividades 1 e 2 nas
páginas 20 a 25.
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Atividade para
entregar até dia 15/09/2020
Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às
atividades do mês de Agosto/2020.
Há somente uma resposta
correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar
suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via
WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com
Atividade Avaliativa Mensal (Clique no link abaixo e
responda às questões)
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
Anexe aqui as
atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/09/20
ATENÇÃO: FAÇA A PESQUISA SOBRE O TEMA, FAÇA O QUADRO
NO SEU CADERNO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS. NÃO PRECISA COPIAR OS
EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO
A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
FAÇA UMA PESQUISA
SOBRE CONJUNÇÕES
COORDENATIVAS E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR:
Leia:
Oito braços, três
corações e alma espanhola
Os polvos
são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços
possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que
tocam. Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie
para espécie. O coração principal bombeia sangue através do corpo, enquanto
os dois corações secundários enviam sangue para dentro das guelras.
Assim como
outros cefalópodes (membros da classe Cephalopoda), polvos não
têm esqueleto ou espinha dorsal. São, portanto, invertebrados. Todo o corpo é
mole, com exceção do bico, semelhante ao de um papagaio, que é duro.
Bruno Delecave. Disponível em:
<http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).
Questões
1.Aponte o trecho em que
a conjunção destacada é coordenativa:
a)“[…] enquanto os
dois corações secundários enviam sangue para dentro das guelras.”
b)“Assim como outros
cefalópodes (membros da classe Cephalopoda) […]”
c)“[…] polvos não têm
esqueleto ou espinha dorsal.”
2.Na passagem “Os polvos
são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações.”, a
conjunção “e” é:
a)aditiva.
b)alternativa.
c)adversativa.
3.Grife a conjunção
coordenativa que compõe este período do texto:
“Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de
espécie para espécie.”
4.No período acima, o
autor do texto usou a conjunção coordenativa para exprimir:
a)uma ressalva.
b)uma finalidade.
c)uma compensação.
5.No segmento “São,
portanto, invertebrados.”, a conjunção coordenativa indica:
a)um fato que conclui o
fato anterior.
b)um fato que é a causa
do fato anterior.
c)uma fato que se
contrasta com o fato anterior.
Leia:
“A visita”
Elise é uma mulher muito
medrosa. Tem medo de aranha, medo de gente e até medo de árvore. Por isso
vive sozinha e sozinha pretende ficar. Mas, quando menos espera, um
aviãozinho de papel entra por uma janela, atrapalhando sua paz diária. No dia
seguinte, certa visita bate em sua porta. E Elise não sabe o que fazer! Será
que ela deve receber um estranho – e abrir um espaço como esse em sua vida?
Ou deve ignorar e manter tudo da mesma forma? Nesta narrativa, fica claro
como, às vezes, basta abrir uma porta para que grandes transformações
aconteçam em nossas vidas.
Disponível
em: <https://www.amazon.com.br>.
6.Na passagem “Tem medo de
aranha, medo de gente e até medo de árvore.”, a conjunção coordenativa “e”
indica:
a)a soma dos medos de Elise.
b)o contraste entre os medos de Elise.
c)a justificativa para os medos de Elise.
7.No período “Por isso vive
sozinha e sozinha pretende ficar.”, a conjunção coordenativa grifada
introduz:
a)uma condição
b)uma conclusão
c)uma explicação
8.Identifique a frase em que a
conjunção destacada é coordenativa:
a)“Mas, quando menos espera, um
aviãozinho de papel entra por uma janela […]”
b)“[…] e abrir um espaço como esse
em sua vida?”
c)“[…] basta abrir uma porta para
que grandes transformações aconteçam em nossas vidas.”
9.Na pergunta “Ou deve
ignorar e manter tudo da mesma forma?”, a conjunção coordenativa sublinhada
é:
a)aditiva
b)alternativa
c)adversativa
10.As conjunções são
coordenativas quando ligam orações:
a)dependentes entre si.
b)independentes entre si.
c)parcialmente dependentes entre si.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 31/08/20
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E FAÇA A
PRODUÇÃO DE TEXTO NO SEU CADERNO COLOCANDO O NOME E A SÉRIE. NÃO PRECISA
COPIAR O TEXTO EXPLICATIVO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM
OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
TEXTO
EXPLICATIVO: Fábula, Parábola e Apólogo
Inúmeras pessoas
confundem estes três tipos textuais por possuírem a mesma função literária,
que geralmente consiste em dar uma lição de moral. Porém, cada um deles faz
isso de formas diferentes e, por conseguinte, são classificados diversamente.
Fábula
A fábula é um dos tipos de textos mais
conhecidos, principalmente pelo público infantil. Ela tem como objetivo
transmitir uma lição de moral para o leitor por meio da narrativa de
situações inusitadas vividas por animais que possuem
características dos seres humanos.
Por ser caracterizada como um tipo de
literatura infantil, a fábula apresenta uma linguagem simples e fácil de ser
compreendida pelas crianças.
Características da fábula
- Lição de moral transmitida por meio de
animais com características humanas;
- Linguagem de fácil compreensão;
- Geralmente possuem até três personagens;
- Analogia entre os conflitos vividos pelos
personagens e a realidade dos seres humanos;
- Enredo curto que narra eventos fantásticos
ou inusitados.
Parábola
A parábola é definida como um texto narrativo
alegórico breve, onde são utilizadas situações e seres humanos
para fazer uma comparação entre o que é real e fictício, transmitindo assim
lições éticas e religiosas. É comum também a comparação de seres inanimados
com pessoas.
A linguagem utilizada na parábola é
simbólica, fazendo uso de diversas metáforas.
Características da parábola
- Lição ética ou religiosa transmitida por
meio de situações e seres humanos;
- Protagonizada por seres humanos;
- Linguagem metafórica e simbólica;
- Enredo curto;
- Muito comum encontrar parábolas na Bíblia;
- Linguagem mais complexa que na fábula e
apólogo.
Apólogo
Diferente da fábula e parábola, o texto
apólogo é classificado como um texto alegórico caracterizado pelos
personagens serem seres inanimados. Porém o intuito desse texto
é o mesmo, transmitir uma lição de vida através de situações análogas às
reais, porém vividas geralmente por seres que não são vivos.
O maior objetivo do apólogo é fazer com que
haja modificações nos conceitos humanos que não são saudáveis, promovendo
desta forma mudanças de comportamentos morais e sociais.
Características do apólogo
- Trata de diversos tipos de lições de vida;
- Os textos retratam situações reais;
- Tem o objetivo de modificar o comportamento
dos seres humanos;
- Personificação de seres inanimados.
LEIA O APÓLOGO A SEGUIR:
O Toco de Lápis
Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos. Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado. O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou: – Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo? – Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo! – Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça! O toquinho de lápis suspirou: – É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador... O lápis novo continuou com a gozação: – Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha! – Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia? – Poesia? Que negócio é esse? – Sabe o que é uma carta de amor? – Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis? – Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu? O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...
Pedro Bandeira.
Após a leitura das características do
Apólogo e das aulas vistas na semana passada do Centro de Mídias, agora é a
sua vez de escrever um Apólogo. Lembre-se que:
-O apólogo é um texto que traz um
ensinamento ético, uma moral;
-Os personagens são seres inanimados
(objetos que na realidade não têm vida);
-É um texto narrativo;
-Os personagens têm diálogos (uso do
discurso direto);
-Não se esqueça de colocar um título.
Deixarei
livre o limite de linhas para você escrever a sua história, você também pode
desenhar os personagens, se quiser. Seja criativo!
|
ATIVIDADE
LINGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 18/08/20
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO RESPONDA OS EXERCÍCIOS
NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO
ENTREGAR:
TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR
VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
FITA VERDE NO CABELO
Nova velha estória de João Guimarães
Rosa
Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem
menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e
meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juízo, suficientemente,
menos meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de lá, com uma
fita verde inventada no cabelo.
Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote, à avó,
que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia. Fita-Verde partiu, sobre
logo, ela a linda, tudo era uma vez. O pote continha um doce em calda, e o
cesto estava vazio, que para buscar framboesas.
Daí, que, indo, no atravessar o bosque, viu só os
lenhadores, que por lá lenhavam; mas o lobo nenhum, desconhecido nem peludo.
Pois os lenhadores tinham exterminado o lobo. Então, ela, mesma, era quem se
dizia: –“Vou à vovó, com cesto e pote, e a fita verde no cabelo, o tanto que
a mamãe me mandou”. A aldeia e a casa esperando-a acolá, depois daquele
moinho, que a gente pensa que vê, e das horas, que a gente não vê que não
são. E ela mesma resolveu escolher tomar este caminho de cá, louco e longo, e
não o outro, encurtoso. Saiu, atrás de suas asas ligeiras, sua sombra também
vindo-lhe correndo, em pós. Divertia-se com ver as avelãs do chão não voarem,
com inalcançar essas borboletas nunca em buquê nem em botão, e com ignorar se
cada uma em seu lugar as plebeinhas flores, princesinhas e incomuns, quando a
gente tanto por elas passa. Vinha sobejamente.
Demorou, para dar com a avó em casa, que assim lhe
respondeu, quando ela, toque, toque, bateu:
— “Quem é?”.
–“Sou eu…” — e Fita-Verde descansou a voz. — “Sou sua
linda netinha, com cesto e pote, com a fita verde no cabelo, que a mamãe me
mandou”.
Vai, a avó, difícil, disse:
— “Puxa o
ferrolho de pau da porta, entra e abre. Deus te abençoe”. Fita-Verde assim
fez, e entrou e olhou.
A avó estava na cama, rebuçada e só. Devia, para
falar agagado e fraco e rouco, assim, de ter apanhado um ruim defluxo.
Dizendo:
— “Depõe o pote e o cesto na arca,
e vem para perto de mim, enquanto é tempo”. Mas agora Fita-Verde se
espantava, além de entristecer-se de ver que perdera em caminho sua grande
fita verde no cabelo atada; e estava suada, com enorme fome de almoço. Ela
perguntou:
— “Vovozinha, que braços tão magros, os seus, e que
mãos tão trementes!”
— “É porque não vou poder nunca mais te abraçar,
minha neta…” — a avó murmurou.
— “Vovozinha, mas que lábios, ai, tão roxeados!”
— “É porque não vou nunca mais poder te beijar,
minha neta…” — a avó suspirou.
— “Vovozinha, e que olhos tão fundos e parados,
nesse rosto encovado, pálido?”
— “É porque já não te estou vendo, nunca mais,
minha netinha…” — a avó ainda gemeu.
Fita-Verde mais se assustou, como se fosse ter
juízo pela primeira vez.
Gritou:
— “Vovozinha, eu tenho medo do Lobo…”
Mas a avó não estava mais lá, sendo que demasiado
ausente, a não ser pelo frio, triste e tão repentino corpo.
Exercícios
1)A história lida faz referência a
qual outra história conhecida?
2)Qual o nome do recurso linguístico
que cria esse diálogo entre obras?
3)A qual gênero pertence o texto lido?
4)Qual é o tipo de texto?
5) João Guimarães Rosa é conhecido
como um autor que costuma criar “Neologismos”. Faça uma busca rápida e
escreva o significado de “Neologismo”.
6)De acordo com o texto, qual o
significado das palavras?
a)“velhavam”:
b)“encurtoso”:
c)“agagado”:
Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com
seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou
classroom.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 11/08/2020
Atenção: As atividades estão divididas em 2
partes. Atividade 1 é
para ser feita na apostila “Aprender Sempre” tire as fotos das
atividades, Atividade 2 é a prova
AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp
(privado) ou email geisa19@hotmail.com ou
classroom.
Atividade 1:
Na apostila “Aprender Sempre” fazer os
exercícios número 27 ao 35 das páginas 14 a 16.
Atividade 2:
PROVA AAP (Avaliação de Aprendizagem e
Processo) do 2º Bimestre
Retirar avaliação na escola, na semana de
03/08 A 07/08
Das 10 às 16:00 horas.
Responder e devolver até o dia 11/08. Através
de WhatsApp privado (foto do gabarito com seu nome e série) ou email geisa19@hotmail.com
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 29/07/2020
Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às
atividades do mês de Junho e Julho/2020. Há somente uma resposta correta e
você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas
respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem no
privado via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com
Atividade Avaliativa Bimestral (Clique no
link abaixo e responda às questões)
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS 27 A 31/07
Coloquem
as atividades em dia, entreguem até quarta-feira (29/07) para fechamento da
nota do bimestre.
Os
alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem reavaliar atividades que
ainda haja dúvidas.
|
Atividade para ser
entregue até dia 28/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
caderno do aluno (copiar o texto explicativo no caderno e responder às
questões), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou E-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma
Classroom.
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO (copiar
este texto explicativo)
O período pode ser caracterizado pela presença de uma ou
de mais orações, por isso, pode ser simples ou composto. O período
termina sempre por uma pausa, que se marca na escrita com ponto, ponto de
interrogação, reticências ou dois pontos. É importante saber que a oração que
forma o período simples é denominada de oração absoluta, já que ela é única.
Além disso, todo o período simples ou oração absoluta corresponde a uma
frase.
Período Simples - apresenta apenas uma oração, a qual é
chamada de oração absoluta.
Exemplo: Já acordamos.
Período Composto - apresenta duas ou mais orações.
Exemplo: Descansou, passeou e fez o que mais quis nas
férias.
O número de orações depende do número de verbos presentes
num enunciado.
Classificação
do Período Composto
Conforme a sua formação, o período composto é
classificado em:
Período
Composto por Coordenação - quando as orações são independentes
entre si, ou seja, cada uma delas têm sentido completo.
Exemplo: Levantou-se e começou a trabalhar.
Período Composto por Subordinação - quando as orações relacionam-se entre si.
Exemplo: Espero terminar os enfeites até que os convidados comecem a chegar.
Período Misto - quando há a presença de orações coordenadas e subordinadas.
Exemplo: Levantei-me, embora ainda estivesse cheio de sono.
Responda à lista de exercícios no caderno (Não é necessário
copiar as questões e os textos)
Leia:
Torradinha, em doces
ou pura
Apesar
de ameaçada de extinção, a castanheira oferece aos seres humanos uma delícia
apreciada em todo o mundo: a castanha-do-brasil. Ela é consumida pura,
torrada ou em forma de farinha. Fica saborosa em doces e sorvetes e vai muito
bem com chocolate.
Por ser
rica em proteínas, carboidratos e, principalmente, gorduras, é muito
consumida pela população da Amazônia. Seu óleo também é utilizado em produtos
manufaturados e cosméticos. Além disso, a castanha é uma importante fonte de
renda para muitas comunidades amazônicas.
1)Um período é simples quando contém apenas uma oração.
Grife abaixo o período que se encaixa nessa regra:
“Fica
saborosa em doces e sorvetes e vai muito bem com chocolate.”
“Além
disso, a castanha é uma importante fonte de renda para muitas comunidades
amazônicas.”
2)O período que introduz o texto é encerrado com:
a) vírgula.
b)
dois-pontos.
c)
ponto-final.
3)No
período “Por ser rica em proteínas, carboidratos e, principalmente,
gorduras, é muito consumida pela população da Amazônia.”, o trecho
destacado indica:
a) uma
causa.
b) uma
finalidade.
c) uma
consequência.
4)No
período “Seu óleo também é utilizado em produtos manufaturados e
cosméticos.”, a conjunção sublinhada exprime a ideia de:
a)
adição.
b)
contraste.
c)
conclusão.
Leia:
Sala São Paulo
A Sala,
sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, é uma das mais
importantes casas de concerto do país, inaugurada em 9 de julho de
1999 com a apresentação da Sinfonia n° 2, de Gustav Mahler, chamada de
Sinfonia Ressurreição. A sala é tombada como patrimônio histórico pelo
Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e
Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Já a
Osesp foi fundada em 1954 e, desde 2005, é administrada pela Fundação Osesp.
A partir de 2020, Thierry Fischer assume a diretoria musical e a
regência titular da Orquestra. O contrato dele com a Osesp prossegue até o
final da temporada de 2024.
5)No período composto “Já a Osesp foi fundada em 1954 e,
desde 2005, é administrada pela Fundação Osesp.”, a conjunção “e” indica:
a)
fatos que somam.
b)
fatos que se alternam.
c)
fatos que se contrastam.
6)No
período abaixo, uma expressão indica uma circunstância de tempo. Grife-a:
“A
partir de 2020, Thierry Fischer assume a diretoria musical e a
regência titular da Orquestra.”
7)O
período que encerra o texto é simples porque:
a)
contém apenas um sujeito.
b)
contém apenas um núcleo.
c)
contém apenas uma oração.
Leia:
Peixes-boi da
Amazônia são os menores da espécie
O
peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) é da pesada! Ele vive exclusivamente
em água doce e atinge até 3 metros de comprimento e 450 quilos. A
espécie é a menor dos peixes-boi que existem no mundo. Seu couro
cinza-escuro é extremante grosso e resistente, e a maioria dos indivíduos
apresenta uma mancha branca ou rosada na barriga.
O
peixe-boi-da-amazônia pode viver mais de 50 anos e atinge a maturidade sexual
entre 5 e 10 anos. A gestação dele dura 12 meses, nascendo apenas um filhote,
que mama por até dois anos.
A cada
5 minutos, o peixe-boi-da-amazônia sobe à superfície para respirar e pode
passar até 20 minutos no fundo d’água. Sua alimentação é à base de plantas.
Disponível em:
<http://www.ebc.com.br>. (Fragmento).
8)O primeiro período do texto foi encerrado com o ponto de
exclamação para exprimir:
a)
alegria
b) medo
c)
admiração
9)No segundo período do texto, a conjunção “e” liga:
a) dois
fatos que se somam.
b) dois
fatos que se alternam.
c) dois
fatos que se contrastam.
10)O período “A gestação dele dura 12 meses,
nascendo apenas um filhote, que mama por até dois anos.” é composto porque
apresenta:
a) mais
de uma frase.
b) mais
de uma oração.
c) mais
de um sujeito.
11)Classifique
o período, conforme a indicação:
( 1 )
Período simples
(2) Período composto
( ) “A espécie é a menor dos peixes-boi
que existem no mundo.”
( ) “Sua alimentação é à base de plantas.”
12)Identifique
quantas orações há no período que fecha o primeiro parágrafo do texto:
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 21/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
caderno do aluno e na Apostila “Aprender Sempre” (copiar o texto explicativo
no caderno e responder às questões na apostila “Aprender Sempre”), depois
tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou E-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.
FATO OU OPINIÃO (copiar este texto explicativo no
caderno)
Você sabe distinguir um fato de uma opinião?
Fato:
O fato é uma coisa que
aconteceu e pode ser comprovado de alguma maneira, através de algum
documento, números, vídeo ou registro.
Ex.: Houve aumento da taxa
de criminalidade em Vila Velha-ES
É um fato, pois tem
registros dos casos e através deles pode-se fazer uma afirmação.
Opinião:
É uma interpretação do
fato, ou seja, um modo particular de olhar o fato. Esta opinião pode alterar
de pessoa para pessoa devido a fatores socioculturais.
Ex.: Se aquela moça fosse
mais alta poderia jogar basquete.
Exemplo simples da
diferença de fato e opinião:
Uma caneta vermelha – Fato
A escrita com caneta
vermelha é mais bonita – Opinião
É muito importante saber a
diferença entre o fato e opinião, principalmente quando debatemos um tema
polêmico ou quando analisamos um texto argumentativo.
Resumindo:
O fato é aquilo que
realmente aconteceu e pode ser comprovado, ao passo que a opinião é o ponto
de vista de alguém, ou seja, uma interpretação dos fatos, que pode ser
verídico ou não.
Exercícios: Faça os exercícios
nº 7 ao 26, da Apostila “Aprender Sempre” nas páginas 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13
e 14. (Responder no livro)
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 14/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
formulário do Google no link abaixo (se conseguir abrir e enviar as
respostas, não precisa tirar foto porque suas respostas já aparecem
automaticamente para a professora).
Se não conseguir abrir o formulário do
Google, deve ser feita no caderno do aluno (gabarito com número das perguntas
e a letra das respostas), depois tire uma foto e envie no privado do
WhatsApp, ou email
geisa19@hotmail.com,
ou na plataforma Classroom.
Atividade
avaliativa mensal
A
atividade pode ser feita e enviada pelo formulário do Google acessando o
link: https://forms.gle/V9QGgb8gXMc9Zi4g9
Se
não conseguir abrir o link e realizar a atividade, você pode fazer no
caderno um gabarito com número das perguntas e a letra das respostas. Depois
enviar via WhatsApp, ou email.
1)São
exemplos de Gêneros Digitais:
a)Memes,
gifs, e-zine, chats, fanfics.
b)Contos,
crônicas, notícia, reportagem.
c)Poema,
canção, romance, tutorial.
d)Memes,
charge, artigo de opinião, lendas.
2)Paráfrase,
Paródia, Referência ou Alusão, Citação, Epígrafe, Pastiche e Tradução são
recursos linguísticos usados para estabelecer relações entre textos. Qual o
nome desse recurso?
a)Comparação.
b)Metáfora.
c)Intertextualidade.
d)Eufemismo
3)O que
são Variações Linguísticas?
a)Tipos
de palavras.
b)Tipos
de textos.
c)Mudanças
nos verbos das frases.
d)Mudanças
naturais na língua por fatores históricos e culturais.
4)Qual
afirmação indica um “Artigo de Opinião”?
a)Estilo
de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano.
b)Produção
textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores.
c)Gênero
textual que visa convencer ou persuadir o outro sobre determinada ideia, por
meio de um processo argumentativo.
d)São
narrativas com forte componente simbólico.
5)A Charge
usa de elementos da linguagem para ser criada e retratar situações atuais.
Quais são estes elementos?
a)Crítica
e interpretação.
b)Objetividade
e contexto.
c)Subjetividade
e Conotativo.
d)Linguagem
Verbal e Não verbal
6)Qual
o elemento não verbal da charge?
a)As
figuras dos personagens caindo.
b)As
falas dos dois personagens.
c)A
palavra “opinião”.
d)A
palavra “paraquedas”.
7)”Qualquer
objeto digital que carrega uma ideia e se espalha rapidamente pela internet
(viralização), alcançando muita popularidade.” (Caderno do aluno – vol. 2 –
pág. 19)
A que
Gênero Digital essa definição pertence?
a)E-zine
b)Vlog
c)Memes
d)Gifs
8)Complete
a frase com o elemento coesivo que melhor se adequa:
“Realizamos
nosso projeto _______ as especificações da biblioteca.”
a)Mas
b)Conforme
c)Para
que
d)Que
9) Complete
a frase com o elemento coesivo que melhor se adequa:
”Concordo
com a realização do negócio, ________ seja de risco.”
a)Embora
b)Mas
c)Como
d)Conforme
10)Marque
a alternativa que está escrita em linguagem formal:
a)Eu se
esqueci de estudar para a prova.
b)Véi,
que chavoso!
c)Agente
gosta de dá uns rolê.
d)Os
agentes da Polícia Federal anunciaram uma nova força-tarefa.
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 07/07/2020
Atenção: A Produção de texto deve ser feita
em folha separada com o nome e série do aluno, depois tirar uma foto e enviar
via WhatsApp privado, ou email geisa19@hotmail.com,
ou na plataforma Classroom.
Produção Textual:
Artigo de Opinião
Na Apostila (Caderno do Aluno – Volume 2),
página 31, “Atividade 10 – Escrever e opinar também é poder”, leia as
instruções e escreva um Artigo de Opinião sobre o tema “A democratização da
informação” conforme o que se pede na atividade. Mínimo de 15 linhas. Não se
esqueça de colocar um TÍTULO.
Dica: Se não tem conhecimento sobre o
assunto pesquise sobre ele.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
Atividade Língua Portuguesa
Atividade para ser entregue até dia 01/07/2020
Atenção: Copiar sobre
“Elementos de Coesão” no caderno, responder ao exercício 1, responder aos
exercícios na Apostila “Aprender Sempre” que receberam na escola, depois
tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com
ELEMENTOS DE COESÃO
São
mecanismos fundamentais na construção textual.
Coesão
é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal
definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os
parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os
elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os
parágrafos.
Observe
a coesão presente no texto a seguir:
“Os
sem-terras fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país,
porque
consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura
considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma
Agrária pretende assentar milhares de sem-terras.”
As palavras destacadas
(Conectivos) têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas
são responsáveis pela coesão do texto.
Quadro com conectivos
mais usados (não precisa copiar o quadro):
- Exercício 1
Nestas questões, apresentamos alguns
segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e
estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando
para isso os elementos de coesão adequados:
Exemplo: “A ansiedade
costuma surgir. Se enfrenta uma situação desconhecida.”
A ansiedade costuma
surgir quando se enfrenta
uma situação desconhecida.
a.)O solo do Nordeste é muito seco e
aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.
b.)Uma seca desoladora assolou a Região Sul,
principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.
c.)Vai faltar alimento e os preços vão
disparar. Uma seca desoladora assolou a Região Sul, principal celeiro do
país.
- Na Apostila “Aprender Sempre” responder aos exercícios 2,
3, 4, 5 e 6.
|