segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 14/12 A 18/12 – 9ºD

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 16/12

 

ATENÇÃO: SEMANA RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 

https://forms.gle/x8gCWsWXtCPiLozs6

 

 

OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

 

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 07/12 A 11/12 – 9ºD

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 16/12

 

ATENÇÃO: SEMANA DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 

https://forms.gle/x8gCWsWXtCPiLozs6

 

OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 30/11 A 04/12 – 9ºD

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/12

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 43 A 48 (até exercício 3, questões a, b, c).

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 23/11 A 27/11 – 9ºD

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 01/12

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 35 (Atividade 3 – Pistas Textuais) A 41

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 09/11 A 13/11 – 9ºD

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 17/11

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

TEXTO EXPLICATIVO: O TEXTO DRAMÁTICO (TEATRAL)

 

É um tipo textual derivado do texto narrativo, tendo como principal característica ser escrito para ser representado. Geralmente não tem narrador e predomina a 2ª pessoa (tu, vós).

Estudaremos os principais elementos que estão presentes em sua composição.

Para direcionar a encenação, o texto teatral ou dramático possui elementos muito particulares, tais como:

Prólogo: texto inicial usado para situar o leitor do que vai encontrar na peça teatral ou trazer uma introdução aos fatos que ocorrem em seu enredo.

Atos: significa um momento de uma obra e corresponde a tudo que acontece em um mesmo período, no mesmo dia ou ano.

Cenas: os atos podem se dividir em cenas que são indicadas pelas entradas e saídas das personagens no palco. Atualmente, os atores simplesmente dividem o texto em cenas e quase já não utilizam os atos.

Epílogo: é o final, o desfecho e fecha de forma lógica o drama desenvolvido nas cenas anteriores.

Rubricas: indicações de cena, descrevem o que acontece em cena, se é dia ou noite, o local etc. Normalmente ficam em linhas separadas, entre parênteses e escritas em itálico.

 

Texto principal, as falas dos atores. É constituído por:

Monólogo – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;

Diálogo – falas entre duas ou mais personagens;

Apartes – comentários de uma personagem para o público, pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocutor.


FORMAS DO GÉNERO DRAMÁTICO

Tragédia
Comédia
Drama
Teatro Épico.

 

Estrutura interna – uma peça de teatro divide-se em:

Exposição – apresentação das personagens e dos antecedentes da ação.

Conflito – conjunto de peripécias que fazem a ação progredir.

Desenlace – desfecho da ação dramática.

 

PERSONAGENS

Classificação quanto à sua concepção:

Planas ou personagens-tipo – não alteram o seu comportamento ao longo da ação. Representam um grupo social, profissional ou psicológico);

Modeladas ou Redondas – evoluem ao longo da ação, as suas atitudes e comportamentos vão-se alterando e, por isso mesmo, podem surpreender o espectador.

Classificação quanto ao relevo:

protagonista ou personagem principal
personagens secundárias
figurantes

 

EXERCÍCIOS

 

Leia o texto abaixo e responda às questões 1, 2, 3 e 4

 

Busca Ao Tesouro

MONTEIRO LOBATO

    1ª CENA

    Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e     tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

   Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

    Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar. Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?

    Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.

    Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)

    Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

     Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.

    Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu sabia.! Emília: Você não pediu?

    Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar. Emília: E então, está preparado?

    Pedrinho: Preparado prá que?

    Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.

    Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?

    Emília: O que você vai procurar.

    Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

    Emília: Porque você foi o escolhido. Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

     2ª CENA

    Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou…

    Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço? Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está indo?

    Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.

    Visconde: Que tesouro é esse? Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.

    Visconde: Posso ir com você?

    Pedrinho: Eu acho que pode.

    Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)

    Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)

    3ª CENA

    Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.

    Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.

    Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?

    Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não? Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?

    Cuca: Repartirei a metade com você, está bem? Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência… Então eu vou.  

          

 

1.O texto acima apresenta: personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das personagens. Essas características são:

b.(   )de uma notícia

c .(   )de uma narrativa ficcional

d.(   ) de uma carta

 

2.Que personagens atuam nessas cenas?

 

3.As frases entre parênteses se chamam rubricas. Para que elas servem?

 

4.Qual a diferença entre o texto dramático e o texto argumentativo (artigo de opinião)?

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 03/11 A 06/11 – 9ºD

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 11/11

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 31 A 35

LEIA O TEXTO DA ATIVIDADE 1 – “A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS”

FAÇA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 33 ATÉ 35.

 

(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00 PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 26/10 A 30/10 – 9ºD

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 03/11

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

Leia o texto e responda às questões:

 

“Medida Certa”

Jorge e Mateus

 

Oi, tô te ligando pra você passar aqui em casa

Hoje à noite, se tiver desocupada

Só se der, só se der

 

Não, não vai dizer pra ninguém que sinto saudades

Não é verdade

Eu e você, nada a ver

 

É que meu pente perguntou do seu cabelo

Ouvi reclamações do meu espelho

Querendo saber de você

Que dia ele vai te ver

 

Eu juro que, pra mim, pouco me importa

Se eu passo toda hora na sua porta

Meu carro que se apaixonou na rota

 

É, não sou eu

O meu quarto que ficou apaixonado

Travesseiro dependente e viciado em você

 

Não sou eu

Meu lençol te quer agora e não depois

Minha cama tem a medida certa pra nós dois

 

É que meu pente perguntou do seu cabelo

Ouvi reclamações do meu espelho

Querendo saber de você

Que dia ele vai te ver(...)

 

(Trecho da música de https://www.letras.mus.br/jorge-mateus/medida-certa/)

 

RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE TÊM RELAÇÃO COM O TEXTO:

 

1. No início do texto, há uma redução de formas linguísticas aceitáveis na fala, mas indesejáveis na escrita. Identifique o trecho em que pelo menos uma delas ocorre.

2. Uma redução de palavras na fala como “refri” (de refrigerante), “moto”(de motocicleta) ou “Zé”(de José) e as também analisadas do texto são consideradas variações da linguagem formal ou coloquial? Explique.  

3. Reescreva uma passagem (ou mais) do texto em que um objeto assume uma atitude humana:

4. A palavra “pra” no texto está na linguagem formal ou coloquial? Qual a classe gramatical dessa palavra?

5. O rapaz afirma que não é verdade que sente saudade. Podemos dizer que isso é verdade? Justifique a resposta.

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 19/10 A 23/10 – 9ºD

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 27/10

 

ATENÇÃO: COPIE O TEXTO EXPLICATIVO E FAÇA OS EXERCÍCIOS NO SEU CADERNO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ESTOU ONLINE VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18HORAS.

 

ORAÇÕES COORDENADAS (copiar o texto explicativo)

 

São orações independentes, ou seja, não há relação sintática entre elas. São classificadas em Sindéticas e Assindéticas.

 

-ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS: São caracterizadas pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas por nenhum conectivo (conjunção).

Exemplo: Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos.

 

Na frase de exemplo temos 4 orações independentes entre elas (não precisam do complemento da outra para dar sentido), separadas pela vírgula e sem conectivo ligando-as.

 

-ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS: São caracterizadas pelo período composto ligadas por meio de uma conjunção coordenativa. Classificadas como: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.

 

1.Aditivas: quando as orações expressam soma, apresentam os conectivos (e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim).

Chegamos à praia e nadamos.

(Oração Coordenada Sindética Aditiva)

 

2.Adversativa: quando as orações expressam adversidade, ideia contrária, apresentam os conectivos (e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão).

Eles queriam sair, porém estava chovendo.

(Oração Coordenada Sindética Adversativa)

 

3.Alternativas: quando as orações expressam ideia de alternância, apresentam os conectivos (ou, ou... ou, ora... ora, quer... quer, seja... seja).

Ora gosta de vestidos, ora gosta de sapatos.

(Orações Coordenadas Sindéticas Alternativas)

 

4.Conclusivas: quando as orações expressam conclusão, apresentam os conectivos (logo, portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente).

São adolescentes, logo irão namorar.

(Oração Coordenada Sindética Conclusiva)

 

5.Explicativas: quando as orações expressam explicação, apresentam os conectivos (isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois).

Descemos do carro porque o trânsito estava parado.

(Oração Coordenada Sindética Explicativa)

 

OBS: Para que eu preciso estudar isso? Para saber formular suas frases da maneira correta em textos, saber argumentar, dar coerência e coesão para seus textos, melhorar a compreensão de discursos, evitar a ambiguidade nos seus textos.

 

Exercícios (copie as orações e faça a marcação como no exemplo)

 

-Classifique as Orações Coordenadas:

 

a)O trabalhador saiu cedo e chegou tarde.

Oração Coordenada Assindética / Oração Coordenada Sindética Aditiva

 

b)Lutou bastante, mas não venceu.

c)Venceremos, ou perderemos com honra.

d)Ele dormiu tarde, logo não acordará cedo.

e)Não chore, que seu pai virá buscá-los

f)Não sabia montar, nem gostava de cavalos.

g)Espere um pouco, porque não há lugar.

h)Li a estória e achei-a interessante

i)Façam silêncio, porque o bebê está dormindo.

j)Não estudei, portanto não devo passar.

 

 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 19/10

Atividade Língua Portuguesa

 

Atividade para entregar até dia 20/10/2020

 

Atenção: Esta Atividade de Revisão é referente às atividades dos meses de Agosto e Setembro/2020.

Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividades feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com

 

Atividade de Revisão (Clique no link abaixo e responda às questões)

 

https://forms.gle/7A1hd1JD6zg2VLgV7

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

Atividade Língua Portuguesa

 

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 07/10/20

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

Marcas de Intertextualidade (Paródia e Pastiche)

           

Em atividades anteriores, vimos sobre a intertextualidade e sua relação em textos e outros tipos de obras artísticas. Agora, estudaremos de modo específico dois tipos de intertextualidade, o Pastiche e a Paródia.

O que é Pastiche?

Trata-se de uma obra literária ou artística em que se imita o estilo de outros autores, sejam escritores, pintores, músicos ou outros. É uma técnica que mescla estilos e que pode ser utilizada com sarcasmo, mas não é sua função, como ocorre no caso da paródia, que satiriza ou critica a obra de origem.

            Atualmente, o Pastiche pode ser visto como uma espécie de colagem ou montagem, tornando-se recortes de vários textos.

O que é Paródia?

            É a criação de um texto a partir de um bastante conhecido, ou seja, com base em um texto consagrado alguém utiliza sua forma e rima para criar um outro texto cômico, irônico, humorístico dando um novo sentido ao texto fazendo uma crítica do mesmo.

            Também pode ser utilizado em pinturas, publicidades etc.

 

Atividade

 

A partir da leitura do texto explicativo, responda:

 

1.Qual a diferença entre Pastiche e Paródia?

 

 

2.Identifique nos seguintes textos e obras a Paródia e o Pastiche:

 

a) Paródia (    ) ou Pastiche (    )



 





b) Paródia (    ) ou Pastiche (    )




 





c) Paródia (    ) ou Pastiche (    )




 





d) Paródia (    ) ou Pastiche (    )




 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 29/09/20

 

ATENÇÃO: FAÇA A PESQUISA SOBRE O TEMA, FAÇA O QUADRO NO SEU CADERNO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR:

 

O que são Conjunções Subordinativas?

R.:

 

 

CLASSIFICAÇÃO

RELAÇÃO

CONJUNÇÕES

EXEMPLOS

1.

 

 

 

2.

 

 

 

3.

 

 

 

4.

 

 

 

5.

 

 

 

6.

 

 

 

7.

 

 

 

8.

 

 

 

9.

 

 

 

10.

 

 

 

 

Leia:

 

O custo da ignorância

 

    Imagine que você esteja perdido em Pequim, na China, onde é muito difícil encontrar alguém que fale outra língua que não o chinês. Suponha que você esteja passando mal e precise ir a um hospital. Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta. E mais difícil se torna a sua comunicação com as pessoas em volta. Você olha as placas, mas não entende nada. Procura uma lista telefônica e entende menos ainda. Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar? Terrível, não?

    Essa sensação de insegurança ajuda a entender uma imensa parcela da população brasileira. Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria se estivesse perdido numa rua de Pequim. Esse exemplo ajuda a entender mais sobre a mortalidade infantil e o círculo vicioso da miséria.

    Confuso? Afinal, o que o analfabetismo tem a ver com a mortalidade infantil?

    É simples. O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade de higiene e de saneamento básico.

    Números do Unicef mostram que a taxa de mortalidade infantil chega ao seu ponto máximo nas famílias em que a mãe é analfabeta. E vai baixando ________________ a instrução aumenta. A morte de crianças pequenas entre filhos de mulheres que frequentam a escola por menos de um ano é cerca de três vezes maior do que em famílias nas quais a mãe estudou por mais de oito anos.

DIMENSTEIN, Gilberto. “O cidadão de papel”. São Paulo: Ática, 2002.

 

Questões

 

1.Sublinhe a conjunção subordinativa que compõe esta passagem do texto:

“Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta.”,

 

2.A conjunção subordinativa, identificada na questão anterior, exprime:

a)tempo

b)consequência

c)proporcionalidade

d) concessão

 

3.No período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção subordinativa “se” aponta para um fato:

a)certo

b)concluído

c)hipotético

d)previsível

 

4.No trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria […]”, a conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de:

a)conformidade

b)causa

c)exemplificação

d)comparação

 

5.O último período do texto apresenta uma conjunção subordinativa que introduz a ideia assinalada acima. Aponte-a:

R:

 

6.No segmento “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade […]”, conjunção subordinativa grifada é:

a)condicional

b)final

c)integrante

d)causal

 

7.A lacuna indicada no texto deve ser preenchida a conjunção subordinativa:

a)à medida que

b)à medida em que

c)na medida que

d)na medida em que

 

8.Na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”, a conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de:

a)causa

b)condição

c)consequência

d)tempo

 

 




ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 22/09/20

ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E O NÚMERO.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

- Atividade na apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.
Atividades 1 e 2 nas páginas 20 a 25.

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ  11/09

Atividade para entregar até dia 15/09/2020

Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às atividades do mês de Agosto/2020.
Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com

Atividade Avaliativa Mensal (Clique no link abaixo e responda às questões)

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola


ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/09/20

ATENÇÃO: FAÇA A PESQUISA SOBRE O TEMA, FAÇA O QUADRO NO SEU CADERNO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE CONJUNÇÕES COORDENATIVAS E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR:

O que são Conjunções Coordenativas?
R.:


CLASSIFICAÇÃO
CONJUNÇÕES
EXEMPLOS
1.


2.


3.


4.


5.



Leia:
Oito braços, três corações e alma espanhola

    Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam. Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie. O coração principal bombeia sangue através do corpo, enquanto os dois corações secundários enviam sangue para dentro das guelras.
    Assim como outros cefalópodes (membros da classe Cephalopoda), polvos não têm esqueleto ou espinha dorsal. São, portanto, invertebrados. Todo o corpo é mole, com exceção do bico, semelhante ao de um papagaio, que é duro.
Bruno Delecave. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

Questões

1.Aponte o trecho em que a conjunção destacada é coordenativa:
a)“[…] enquanto os dois corações secundários enviam sangue para dentro das guelras.”
b)“Assim como outros cefalópodes (membros da classe Cephalopoda) […]”
c)“[…] polvos não têm esqueleto ou espinha dorsal.”

2.Na passagem “Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações.”, a conjunção “e” é:
a)aditiva.
b)alternativa.
c)adversativa.

3.Grife a conjunção coordenativa que compõe este período do texto:

 “Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie.”

4.No período acima, o autor do texto usou a conjunção coordenativa para exprimir:
a)uma ressalva.
b)uma finalidade.
c)uma compensação.

5.No segmento “São, portanto, invertebrados.”, a conjunção coordenativa indica:
a)um fato que conclui o fato anterior.
b)um fato que é a causa do fato anterior.
c)uma fato que se contrasta com o fato anterior.

Leia:

“A visita”

    Elise é uma mulher muito medrosa. Tem medo de aranha, medo de gente e até medo de árvore. Por isso vive sozinha e sozinha pretende ficar. Mas, quando menos espera, um aviãozinho de papel entra por uma janela, atrapalhando sua paz diária. No dia seguinte, certa visita bate em sua porta. E Elise não sabe o que fazer! Será que ela deve receber um estranho – e abrir um espaço como esse em sua vida? Ou deve ignorar e manter tudo da mesma forma? Nesta narrativa, fica claro como, às vezes, basta abrir uma porta para que grandes transformações aconteçam em nossas vidas.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br>. 

6.Na passagem “Tem medo de aranha, medo de gente e até medo de árvore.”, a conjunção coordenativa “e” indica:
a)a soma dos medos de Elise.
b)o contraste entre os medos de Elise.
c)a justificativa para os medos de Elise.

7.No período “Por isso vive sozinha e sozinha pretende ficar.”, a conjunção coordenativa grifada introduz:
a)uma condição
b)uma conclusão
c)uma explicação 

8.Identifique a frase em que a conjunção destacada é coordenativa:
a)“Mas, quando menos espera, um aviãozinho de papel entra por uma janela […]”
b)“[…] e abrir um espaço como esse em sua vida?”
c)“[…] basta abrir uma porta para que grandes transformações aconteçam em nossas vidas.”

9.Na pergunta “Ou deve ignorar e manter tudo da mesma forma?”, a conjunção coordenativa sublinhada é:
a)aditiva
b)alternativa
c)adversativa

10.As conjunções são coordenativas quando ligam orações:
a)dependentes entre si.
b)independentes entre si.
c)parcialmente dependentes entre si.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 31/08/20

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E FAÇA A PRODUÇÃO DE TEXTO NO SEU CADERNO COLOCANDO O NOME E A SÉRIE. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO EXPLICATIVO.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

TEXTO EXPLICATIVO: Fábula, Parábola e Apólogo

Inúmeras pessoas confundem estes três tipos textuais por possuírem a mesma função literária, que geralmente consiste em dar uma lição de moral. Porém, cada um deles faz isso de formas diferentes e, por conseguinte, são classificados diversamente.

Fábula
A fábula é um dos tipos de textos mais conhecidos, principalmente pelo público infantil. Ela tem como objetivo transmitir uma lição de moral para o leitor por meio da narrativa de situações inusitadas vividas por animais que possuem características dos seres humanos.
Por ser caracterizada como um tipo de literatura infantil, a fábula apresenta uma linguagem simples e fácil de ser compreendida pelas crianças.
Características da fábula
- Lição de moral transmitida por meio de animais com características humanas;
- Linguagem de fácil compreensão;
- Geralmente possuem até três personagens;
- Analogia entre os conflitos vividos pelos personagens e a realidade dos seres humanos;
- Enredo curto que narra eventos fantásticos ou inusitados.

Parábola
A parábola é definida como um texto narrativo alegórico breve, onde são utilizadas situações e seres humanos para fazer uma comparação entre o que é real e fictício, transmitindo assim lições éticas e religiosas. É comum também a comparação de seres inanimados com pessoas.
A linguagem utilizada na parábola é simbólica, fazendo uso de diversas metáforas.
Características da parábola
- Lição ética ou religiosa transmitida por meio de situações e seres humanos;
- Protagonizada por seres humanos;
- Linguagem metafórica e simbólica;
- Enredo curto;
- Muito comum encontrar parábolas na Bíblia;
- Linguagem mais complexa que na fábula e apólogo.

Apólogo
Diferente da fábula e parábola, o texto apólogo é classificado como um texto alegórico caracterizado pelos personagens serem seres inanimados. Porém o intuito desse texto é o mesmo, transmitir uma lição de vida através de situações análogas às reais, porém vividas geralmente por seres que não são vivos.
O maior objetivo do apólogo é fazer com que haja modificações nos conceitos humanos que não são saudáveis, promovendo desta forma mudanças de comportamentos morais e sociais.
Características do apólogo
- Trata de diversos tipos de lições de vida;
- Os textos retratam situações reais;
- Tem o objetivo de modificar o comportamento dos seres humanos;
- Personificação de seres inanimados.

LEIA O APÓLOGO A SEGUIR:

O Toco de Lápis

Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.

O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
     – Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
     – Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
     – Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
     – É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
O lápis novo continuou com a gozação:
     – Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
     – Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
     – Poesia? Que negócio é esse?
     – Sabe o que é uma carta de amor?
     – Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
     – Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?

O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...

                                                                                                    Pedro Bandeira.


Após a leitura das características do Apólogo e das aulas vistas na semana passada do Centro de Mídias, agora é a sua vez de escrever um Apólogo. Lembre-se que:

-O apólogo é um texto que traz um ensinamento ético, uma moral;
-Os personagens são seres inanimados (objetos que na realidade não têm vida);
-É um texto narrativo;
-Os personagens têm diálogos (uso do discurso direto);
-Não se esqueça de colocar um título.

Deixarei livre o limite de linhas para você escrever a sua história, você também pode desenhar os personagens, se quiser. Seja criativo!



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 18/08/20

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

FITA VERDE NO CABELO
Nova velha estória de João Guimarães Rosa

Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juízo, suficientemente, menos meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de lá, com uma fita verde inventada no cabelo.
Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote, à avó, que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia. Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez. O pote continha um doce em calda, e o cesto estava vazio, que para buscar framboesas.
Daí, que, indo, no atravessar o bosque, viu só os lenhadores, que por lá lenhavam; mas o lobo nenhum, desconhecido nem peludo. Pois os lenhadores tinham exterminado o lobo. Então, ela, mesma, era quem se dizia: –“Vou à vovó, com cesto e pote, e a fita verde no cabelo, o tanto que a mamãe me mandou”. A aldeia e a casa esperando-a acolá, depois daquele moinho, que a gente pensa que vê, e das horas, que a gente não vê que não são. E ela mesma resolveu escolher tomar este caminho de cá, louco e longo, e não o outro, encurtoso. Saiu, atrás de suas asas ligeiras, sua sombra também vindo-lhe correndo, em pós. Divertia-se com ver as avelãs do chão não voarem, com inalcançar essas borboletas nunca em buquê nem em botão, e com ignorar se cada uma em seu lugar as plebeinhas flores, princesinhas e incomuns, quando a gente tanto por elas passa. Vinha sobejamente.
Demorou, para dar com a avó em casa, que assim lhe respondeu, quando ela, toque, toque, bateu:
— “Quem é?”.
–“Sou eu…” — e Fita-Verde descansou a voz. — “Sou sua linda netinha, com cesto e pote, com a fita verde no cabelo, que a mamãe me mandou”.
Vai, a avó, difícil, disse:
 — “Puxa o ferrolho de pau da porta, entra e abre. Deus te abençoe”. Fita-Verde assim fez, e entrou e olhou.
A avó estava na cama, rebuçada e só. Devia, para falar agagado e fraco e rouco, assim, de ter apanhado um ruim defluxo. Dizendo:
            — “Depõe o pote e o cesto na arca, e vem para perto de mim, enquanto é tempo”. Mas agora Fita-Verde se espantava, além de entristecer-se de ver que perdera em caminho sua grande fita verde no cabelo atada; e estava suada, com enorme fome de almoço. Ela perguntou:
— “Vovozinha, que braços tão magros, os seus, e que mãos tão trementes!”
— “É porque não vou poder nunca mais te abraçar, minha neta…” — a avó murmurou.
— “Vovozinha, mas que lábios, ai, tão roxeados!”
— “É porque não vou nunca mais poder te beijar, minha neta…” — a avó suspirou.
— “Vovozinha, e que olhos tão fundos e parados, nesse rosto encovado, pálido?”
— “É porque já não te estou vendo, nunca mais, minha netinha…” — a avó ainda gemeu.
Fita-Verde mais se assustou, como se fosse ter juízo pela primeira vez.
Gritou:
— “Vovozinha, eu tenho medo do Lobo…”
Mas a avó não estava mais lá, sendo que demasiado ausente, a não ser pelo frio, triste e tão repentino corpo.

“Meus primeiros contos” (uma coletânea de vários autores, pela Nova Fronteira) http://fwd4.me/vxw

Exercícios

1)A história lida faz referência a qual outra história conhecida?
2)Qual o nome do recurso linguístico que cria esse diálogo entre obras?
3)A qual gênero pertence o texto lido?
4)Qual é o tipo de texto?
5) João Guimarães Rosa é conhecido como um autor que costuma criar “Neologismos”. Faça uma busca rápida e escreva o significado de “Neologismo”.
6)De acordo com o texto, qual o significado das palavras?
a)“velhavam”:
b)“encurtoso”:
c)“agagado”:



Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou classroom.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 11/08/2020

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes. Atividade 1 é para ser feita na apostila “Aprender Sempre” tire as fotos das atividades, Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou classroom.

Atividade 1:
Na apostila “Aprender Sempre” fazer os exercícios número 27 ao 35 das páginas 14 a 16.

Atividade 2:
PROVA AAP (Avaliação de Aprendizagem e Processo) do 2º Bimestre
Retirar avaliação na escola, na semana de 03/08 A 07/08
Das 10 às 16:00 horas.
Responder e devolver até o dia 11/08. Através de WhatsApp privado (foto do gabarito com seu nome e série) ou email geisa19@hotmail.com


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 29/07/2020

Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às atividades do mês de Junho e Julho/2020. Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem no privado via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com

Atividade Avaliativa Bimestral (Clique no link abaixo e responda às questões)


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS 27 A 31/07
Coloquem as atividades em dia, entreguem até quarta-feira (29/07) para fechamento da nota do bimestre.

Os alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem reavaliar atividades que ainda haja dúvidas.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 28/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no caderno do aluno (copiar o texto explicativo no caderno e responder às questões), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou E-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO (copiar este texto explicativo)

O período pode ser caracterizado pela presença de uma ou de mais orações, por isso, pode ser simples ou composto. O período termina sempre por uma pausa, que se marca na escrita com ponto, ponto de interrogação, reticências ou dois pontos. É importante saber que a oração que forma o período simples é denominada de oração absoluta, já que ela é única. Além disso, todo o período simples ou oração absoluta corresponde a uma frase.
Período Simples - apresenta apenas uma oração, a qual é chamada de oração absoluta.
Exemplo: Já acordamos.
Período Composto - apresenta duas ou mais orações.
Exemplo: Descansoupasseou e fez o que mais quis nas férias.
O número de orações depende do número de verbos presentes num enunciado.
Classificação do Período Composto
Conforme a sua formação, o período composto é classificado em:
Período Composto por Coordenação - quando as orações são independentes entre si, ou seja, cada uma delas têm sentido completo.
Exemplo: Levantou-se e começou a trabalhar.
Período Composto por Subordinação - quando as orações relacionam-se entre si.
Exemplo: Espero terminar os enfeites até que os convidados comecem a chegar.
Período Misto - quando há a presença de orações coordenadas e subordinadas.
Exemplo: Levantei-me, embora ainda estivesse cheio de sono.

Responda à lista de exercícios no caderno (Não é necessário copiar as questões e os textos)

Leia:
Torradinha, em doces ou pura

Apesar de ameaçada de extinção, a castanheira oferece aos seres humanos uma delícia apreciada em todo o mundo: a castanha-do-brasil. Ela é consumida pura, torrada ou em forma de farinha. Fica saborosa em doces e sorvetes e vai muito bem com chocolate.
Por ser rica em proteínas, carboidratos e, principalmente, gorduras, é muito consumida pela população da Amazônia. Seu óleo também é utilizado em produtos manufaturados e cosméticos. Além disso, a castanha é uma importante fonte de renda para muitas comunidades amazônicas.
Disponível em: <https://www.wwf.org.br>.

1)Um período é simples quando contém apenas uma oração. Grife abaixo o período que se encaixa nessa regra:

“Fica saborosa em doces e sorvetes e vai muito bem com chocolate.”
“Além disso, a castanha é uma importante fonte de renda para muitas comunidades amazônicas.”

2)O período que introduz o texto é encerrado com:
a) vírgula.
b) dois-pontos.
c) ponto-final.

3)No período “Por ser rica em proteínas, carboidratos e, principalmente, gorduras, é muito consumida pela população da Amazônia.”, o trecho destacado indica:
a) uma causa.
b) uma finalidade.
c) uma consequência.

4)No período “Seu óleo também é utilizado em produtos manufaturados e cosméticos.”, a conjunção sublinhada exprime a ideia de:
a) adição.
b) contraste.
c) conclusão.

Leia:
Sala São Paulo

A Sala, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, é uma das mais importantes casas de concerto do país, inaugurada em 9 de julho de 1999 com a apresentação da Sinfonia n° 2, de Gustav Mahler, chamada de Sinfonia Ressurreição. A sala é tombada como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Já a Osesp foi fundada em 1954 e, desde 2005, é administrada pela Fundação Osesp. A partir de 2020, Thierry Fischer assume a diretoria musical e a regência titular da Orquestra. O contrato dele com a Osesp prossegue até o final da temporada de 2024.

5)No período composto “Já a Osesp foi fundada em 1954 e, desde 2005, é administrada pela Fundação Osesp.”, a conjunção “e” indica:
a) fatos que somam.
b) fatos que se alternam.
c) fatos que se contrastam.

6)No período abaixo, uma expressão indica uma circunstância de tempo. Grife-a:

“A partir de 2020, Thierry Fischer assume a diretoria musical e a regência titular da Orquestra.”

7)O período que encerra o texto é simples porque:
a) contém apenas um sujeito.
b) contém apenas um núcleo.
c) contém apenas uma oração.

Leia:
Peixes-boi da Amazônia são os menores da espécie

O peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) é da pesada! Ele vive exclusivamente em água doce e atinge até 3 metros de comprimento e 450 quilos. A espécie é a menor dos peixes-boi que existem no mundo. Seu couro cinza-escuro é extremante grosso e resistente, e a maioria dos indivíduos apresenta uma mancha branca ou rosada na barriga.
O peixe-boi-da-amazônia pode viver mais de 50 anos e atinge a maturidade sexual entre 5 e 10 anos. A gestação dele dura 12 meses, nascendo apenas um filhote, que mama por até dois anos.
A cada 5 minutos, o peixe-boi-da-amazônia sobe à superfície para respirar e pode passar até 20 minutos no fundo d’água. Sua alimentação é à base de plantas.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br>. (Fragmento).

8)O primeiro período do texto foi encerrado com o ponto de exclamação para exprimir:
a) alegria
b) medo
c) admiração

9)No segundo período do texto, a conjunção “e” liga:
a) dois fatos que se somam.
b) dois fatos que se alternam.
c) dois fatos que se contrastam.

10)O período “A gestação dele dura 12 meses, nascendo apenas um filhote, que mama por até dois anos.” é composto porque apresenta:
a) mais de uma frase.
b) mais de uma oração.
c) mais de um sujeito.

11)Classifique o período, conforme a indicação:
( 1 ) Período simples                              (2) Período composto

(     ) “A espécie é a menor dos peixes-boi que existem no mundo.”
(     ) “Sua alimentação é à base de plantas.”

12)Identifique quantas orações há no período que fecha o primeiro parágrafo do texto:

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 21/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no caderno do aluno e na Apostila “Aprender Sempre” (copiar o texto explicativo no caderno e responder às questões na apostila “Aprender Sempre”), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou E-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

FATO OU OPINIÃO (copiar este texto explicativo no caderno)
Você sabe distinguir um fato de uma opinião?

Fato:
O fato é uma coisa que aconteceu e pode ser comprovado de alguma maneira, através de algum documento, números, vídeo ou registro.
Ex.: Houve aumento da taxa de criminalidade em Vila Velha-ES
É um fato, pois tem registros dos casos e através deles pode-se fazer uma afirmação.

Opinião:
É uma interpretação do fato, ou seja, um modo particular de olhar o fato. Esta opinião pode alterar de pessoa para pessoa devido a fatores socioculturais.
Ex.: Se aquela moça fosse mais alta poderia jogar basquete.

Exemplo simples da diferença de fato e opinião:
Uma caneta vermelha – Fato
A escrita com caneta vermelha é mais bonita – Opinião

É muito importante saber a diferença entre o fato e opinião, principalmente quando debatemos um tema polêmico ou quando analisamos um texto argumentativo.

Resumindo:
O fato é aquilo que realmente aconteceu e pode ser comprovado, ao passo que a opinião é o ponto de vista de alguém, ou seja, uma interpretação dos fatos, que pode ser verídico ou não.

Exercícios: Faça os exercícios nº 7 ao 26, da Apostila “Aprender Sempre” nas páginas 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14. (Responder no livro)








 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 14/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no formulário do Google no link abaixo (se conseguir abrir e enviar as respostas, não precisa tirar foto porque suas respostas já aparecem automaticamente para a professora).
Se não conseguir abrir o formulário do Google, deve ser feita no caderno do aluno (gabarito com número das perguntas e a letra das respostas), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou email geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

Atividade avaliativa mensal

A atividade pode ser feita e enviada pelo formulário do Google acessando o link:  https://forms.gle/V9QGgb8gXMc9Zi4g9

Se não conseguir abrir o link e realizar a atividade, você pode fazer no caderno um gabarito com número das perguntas e a letra das respostas. Depois enviar via WhatsApp, ou email.

1)São exemplos de Gêneros Digitais:
a)Memes, gifs, e-zine, chats, fanfics.
b)Contos, crônicas, notícia, reportagem.
c)Poema, canção, romance, tutorial.
d)Memes, charge, artigo de opinião, lendas.

2)Paráfrase, Paródia, Referência ou Alusão, Citação, Epígrafe, Pastiche e Tradução são recursos linguísticos usados para estabelecer relações entre textos. Qual o nome desse recurso?
a)Comparação.
b)Metáfora.
c)Intertextualidade.
d)Eufemismo

3)O que são Variações Linguísticas?
a)Tipos de palavras.
b)Tipos de textos.
c)Mudanças nos verbos das frases.
d)Mudanças naturais na língua por fatores históricos e culturais.

4)Qual afirmação indica um “Artigo de Opinião”?
a)Estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano.
b)Produção textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores.
c)Gênero textual que visa convencer ou persuadir o outro sobre determinada ideia, por meio de um processo argumentativo.
d)São narrativas com forte componente simbólico.

5)A Charge usa de elementos da linguagem para ser criada e retratar situações atuais. Quais são estes elementos?
a)Crítica e interpretação.
b)Objetividade e contexto.
c)Subjetividade e Conotativo.
d)Linguagem Verbal e Não verbal

6)Qual o elemento não verbal da charge?


a)As figuras dos personagens caindo.
b)As falas dos dois personagens.
c)A palavra “opinião”.
d)A palavra “paraquedas”.

7)”Qualquer objeto digital que carrega uma ideia e se espalha rapidamente pela internet (viralização), alcançando muita popularidade.” (Caderno do aluno – vol. 2 – pág. 19)
A que Gênero Digital essa definição pertence?
a)E-zine
b)Vlog
c)Memes
d)Gifs

8)Complete a frase com o elemento coesivo que melhor se adequa:
“Realizamos nosso projeto _______ as especificações da biblioteca.”
a)Mas
b)Conforme
c)Para que
d)Que

9) Complete a frase com o elemento coesivo que melhor se adequa:
”Concordo com a realização do negócio, ________ seja de risco.”
a)Embora
b)Mas
c)Como
d)Conforme

10)Marque a alternativa que está escrita em linguagem formal:
a)Eu se esqueci de estudar para a prova.
b)Véi, que chavoso!
c)Agente gosta de dá uns rolê.
d)Os agentes da Polícia Federal anunciaram uma nova força-tarefa.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 07/07/2020

Atenção: A Produção de texto deve ser feita em folha separada com o nome e série do aluno, depois tirar uma foto e enviar via WhatsApp privado, ou email geisa19@hotmail.com, ou na plataforma Classroom.

Produção Textual: Artigo de Opinião

Na Apostila (Caderno do Aluno – Volume 2), página 31, “Atividade 10 – Escrever e opinar também é poder”, leia as instruções e escreva um Artigo de Opinião sobre o tema “A democratização da informação” conforme o que se pede na atividade. Mínimo de 15 linhas. Não se esqueça de colocar um TÍTULO.
Dica: Se não tem conhecimento sobre o assunto pesquise sobre ele.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 01/07/2020

Atenção: Copiar sobre “Elementos de Coesão” no caderno, responder ao exercício 1, responder aos exercícios na Apostila “Aprender Sempre” que receberam na escola, depois tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com 

ELEMENTOS DE COESÃO

São mecanismos fundamentais na construção textual.
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Observe a coesão presente no texto a seguir:
“Os sem-terras fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terras.”
As palavras destacadas (Conectivos) têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto.
Quadro com conectivos mais usados (não precisa copiar o quadro):

- Exercício 1
Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados:
Exemplo: “A ansiedade costuma surgir. Se enfrenta uma situação desconhecida.”
                A ansiedade costuma surgir quando se enfrenta uma situação desconhecida.
a.)O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.
b.)Uma seca desoladora assolou a Região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.
c.)Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a Região Sul, principal celeiro do país.

- Na Apostila “Aprender Sempre” responder aos exercícios 2, 3, 4, 5 e 6.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 23/06/2020

Atenção: As atividades estão divididas em duas partes, a primeira atividade deve ser feita no caderno (responder às questões); na Parte 2 a atividade deve ser feita na Apostila “Aprender Sempre” que receberam na escola, depois tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com 

Parte 1

Atividade com propaganda da Boticário (anúncio publicitário) intertextualidade

Quando desejamos convencer alguém sobre a importância de um produto ou de uma informação, utilizamos o recurso da propaganda. Observe a propaganda a seguir e responda:






1.O que a propaganda divulga?
2.A propaganda faz uma relação de intertextualidade com uma obra literária. Qual é essa obra?
3.Qual foi a imagem utilizada no anúncio? Por que o anunciante escolheu essa imagem?
4.O que o texto verbal diz ao leitor?
5.O que há em comum entre a imagem e o texto do anúncio?
6.A qual leitor se dirige o anúncio?
7.Que argumento foi utilizado no anúncio para convencer o leitor?
8.Por que o anúncio pode convencer o leitor?
9.Para convencer os leitores, os anunciantes utilizam estratégias especiais. Qual foi a estratégia utilizada neste anúncio? 
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Parte 2

- Na Apostila “Aprender Sempre” responder ao exercício número 1.






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 16/06/2020

Atenção: Essa atividade deve ser feita no caderno, copiar as questões e respondê-las, depois tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com

Faça uma pesquisa na internet (Google) ou algum outro livro de língua portuguesa sobre o tema “Intertextualidade” e responda às seguintes questões:

1.O que é Intertextualidade?
2.Qual o objetivo desse recurso linguístico?
3.Pode ser trabalhada em quais gêneros artísticos?
4.Quais as características da intertextualidade explícita?
5.Quais as características da intertextualidade implícita?
6.Quais os tipos de intertextualidade?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05



Atividade 9 – Língua Portuguesa

Pesquise sobre o tema “Isolamento Social em tempos de Coronavírus” e produza um artigo de opinião sobre este tema. Lembre-se das partes que constituem o artigo de opinião, os argumentos que devem ser comprovados, pode-se colocar outros discursos de especialistas (entre aspas) e em no mínimo 20 linhas. Não se esqueça do título.

OBSERVAÇAO: Não se esqueça de fazer a sua AAP de língua portuguesa e tirar a foto do gabarito com o seu nome para enviar no whats da professora, ou pelo email geisa19@hotmail.com . Até o dia 22/05/2020.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

Atividade 8 – Língua Portuguesa

 e responda às perguntas no caderno:

1.Qual o objetivo do texto?
2.A qual gênero textual pertence?
3.Existem marcas de discurso citado no texto. Reescreva um exemplo desse tipo de discurso retirado do texto.
4.Escreva um parágrafo opinativo (dando sua opinião) sobre o assunto do texto. Mínimo de 3 linhas.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05





Leitura do artigo de opinião e exercícios. (Para ser feito no caderno)


Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

Atividade 7 – Língua Portuguesa

Leia, com bastante atenção, este artigo de opinião:

 Viver em sociedade
Dalmo de Abreu Dallari
    A sociedade humana é um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas às outras, a fim de que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos.
    Sem vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo. E no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando na cidade, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite dos outros muitas vezes por dia.
    Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, a roupa, a moradia, os meios de transporte e os cuidados de saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica. Toda pessoa humana necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. Além disso, todo ser humano tem suas crenças, tem sua fé em alguma coisa, que é a base de suas esperanças.
    Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana. Assim, por exemplo, se dependesse apenas da vontade, seria possível uma pessoa muito rica isolar-se em algum lugar, onde tivesse armazenado grande quantidade de alimentos. Mas essa pessoa estaria, em pouco tempo, sentindo falta de companhia, sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguém com quem falar e trocar ideias, necessitada de dar e receber afeto. E muito provavelmente ficaria louca se continuasse sozinha por muito tempo.
    Mas, justamente porque vivendo em sociedade é que a pessoa humana pode satisfazer suas necessidades, é preciso que a sociedade seja organizada de tal modo que sirva, realmente, para esse fim. E não basta que a vida social permita apenas a satisfação de algumas necessidades da pessoa humana ou de todas as necessidades de apenas algumas pessoas. A sociedade organizada com justiça é aquela em que se procura fazer com que todas as pessoas possam satisfazer todas as suas necessidades, é aquela em que todos, desde o momento em que nascem, têm as mesmas oportunidades, aquela em que os benefícios e encargos são repartidos igualmente entre todos.
    Para que essa repartição se faça com justiça, é preciso que todos procurem conhecer seus direitos exijam que eles sejam respeitados, como também devem conhecer e cumprir seus deveres e suas responsabilidades sociais.

 Questões:
1) Explique, com sua palavras, a seguinte tese defendida pelo autor:
“Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana.”


2) Identifique a que se referem os termos sublinhados em:
a) Para que essa repartição se faça com justiça […]
b) […] quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

Atividade 6 – Língua Portuguesa
1. Leia o poema e indique algumas figuras de linguagem como Metonímia, Catacrese, Hipérbole e Pleonasmo.
2. Aponte frases em que o eu-lírico faz críticas ao consumo de marcas.
Eu Etiqueta - Carlos Drummond de Andrade
Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim mesmo,
ser pensante, sentinte e solidário
com outros seres diversos e conscientes
de sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro,
em língua nacional ou em qualquer língua
(qualquer, principalmente).
E nisto me comparo, tiro glória
de minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
para anunciar, para vender
em bares festas praias pérgulas piscinas,
e bem à vista exibo esta etiqueta
global no corpo que desiste
de ser veste e sandália de uma essência
tão viva, independente,
que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
meu gosto e capacidade de escolher,
minhas idiossincrasias tão pessoais,
tão minhas que no rosto se espelhavam
e cada gesto, cada olhar
cada vinco da roupa
sou gravado de forma universal,
saio da estamparia, não de casa,
da vitrine me tiram, recolocam,
objeto pulsante mas objeto
que se oferece como signo de outros
objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial,
peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.


·         Lembrando

DELIBERAÇÃO CEE 155/17

   TÍTULO III DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR

Art. 16 - As propostas pedagógicas das escolas devem indicar com clareza as aprendizagens que devem ser asseguradas aos alunos nos níveis fundamental e médio da Educação Básica, nas diferentes áreas e componentes curriculares.
Parágrafo único –
A avaliação do rendimento escolar terá como referência básica o conjunto dessas aprendizagens.
 Art. 17 - A avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica e deve:
 I - assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a:
 a) identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino;
b) subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias e abordagens de acordo com as necessidades dos alunos, criar condições de intervir de modo imediato e a mais longo prazo para sanar dificuldades e redirecionar o trabalho docente;
II - utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando;
III - fazer prevalecer os aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno sobre os quantitativos, bem como os resultados ao longo do período sobre os de provas finais, quando essas ocorrerem, tal como determina a alínea “a” do inciso V do art. 24 da Lei nº 9.394/96.




As atividades que seguem estão no Caderno do Aluno (Apostila) do 1º Bimestre. Seguem as atividades pedidas:

   v  Atividade 1

ü  Leitura dos textos 1 e 2 das páginas 9 e 10 do caderno do aluno;
Responder à questão 2 (até a letra “n”) nas páginas 11 e 12.


  v  Atividade 2

Pesquisa
Fazer um levantamento de estrangeirismos que foram incorporados à nossa língua. Esta pesquisa está na página 13 do caderno do aluno. Deverá preencher o quadro da página 13 com as palavras de origem estrangeira (Africana, Árabe, Alemã, etc.) que você pesquisará.
Dica: Para encontrar as palavras de cada origem escreva na busca do google “palavras de origem africana”, vai aparecer uma lista de palavras, depois faça o mesmo com as demais nacionalidades do quadro.

  v  Atividade 3


Pesquisa
Tema: Preconceito Linguístico
Pesquisar no google sobre “Preconceito Linguístico” e responder às questões seguintes no caderno:
    1.    O que é Preconceito Linguístico?
    2.    Esse tipo de preconceito pode estar ligado a outros tipos de preconceito? Cite-os.
    3.    Quais as consequências do Preconceito Linguístico?
    4.    O que é “Adequação linguística”?
  
   v  Atividade 4

Faça a leitura de “A última crônica” de Fernando Sabino e, em seguida, faça a análise abaixo:

A última crônica
Fernando Sabino

A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: “assim eu quereria o meu último poema”. Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.
Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho – um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.
A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.
São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: “Parabéns pra você, parabéns pra você…”. Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura – ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido – vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.
Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.
Elenco de cronistas modernos.
21ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

Análise Textual (Escrevam na frente dos tópicos as informações sobre o texto)
OBS: Essa atividade pode ser feita no caderno.
  Ø  Gênero:
  Ø  Tipo de texto:
  Ø  Foco Narrativo (tipo de narrador):
  Ø  Tempo (cronológico ou psicológico):
  Ø  Espaço (lugar em que se passa a história):
  Ø  Personagens:
  Ø  Elementos da crônica:

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