terça-feira, 8 de dezembro de 2020

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

  Orientações para as atividades: 

-          horário da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs 

-          assistir às aulas: https://youtu.be/DBxmNIKVtMA, https://youtu.be/UsOLaBzM0xo, https://youtu.be/dslfmSkZazA, https://youtu.be/ZkXzm2PW_uo, https://youtu.be/HbdwT_96UMg, https://youtu.be/iU3Yzfn3GpA, https://youtu.be/VH1RfGYXlOo,  https://youtu.be/5Jd07Ce9wS4 e https://youtu.be/sJBc_jXz0YE  - período da atividade: 07/12 à 14/12

- entrega das atividades: 14/12

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. 

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

ATIVIDADE 1- APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS

 1.7 O arquiteto Marcelo elaborou um esboço do projeto arquitetônico da parte superior da fachada de um edifício, conforme esquema a seguir.




a)  Determine a altura da fachada do edifício.

 

 

 

b)  Qual é a medida da largura da fachada do edifício?

 

 

 

c)  Qual é área total da fachada do edifício?

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

– PONTO MÉDIO

1.1 Na malha quadriculada, estão representados cinco segmentos de retas. Escreva as coordenadas dos pontos das extremidades e das coordenadas do ponto médio de cada segmento. Analisando as coordenadas das extremidades de cada segmento e as coordenadas dos seus respectivos pontos





 

1.2 Qual polígono possui maior área e qual possui maior perímetro? Justifique como você encontrou essas áreas. Considere um quadradinho como unidade de medida.

 


 

 

ATIVIDADE 2 – RELAÇÕES MÉTRICAS – APLICAÇÕES

2.2 Na Matemática, existem várias fórmulas, mas, para elas existirem, tais fórmulas foram desenvolvidas e demonstradas por estudiosos. Agora, você é o estudioso que deve provar que:

 




 

 

ATIVIDADE 3 – APRENDER SEMPRE

3.1 Responda às questões a seguir. Se tiver dúvidas, pesquise na internet e na apostila sobre as figuras geométricas planas. 

 

a.       O que são figuras geométricas planas? 

b.      O que são polígonos? 

c.       Na ordem crescente, escreva os nomes dos polígonos que possuem de 3 a 10 lados 

 

3.2 Responda: 

 

a.       O que é quadrilátero? 

b.      Os quadriláteros são figuras planas ou espaciais? 

 

 

O MUNDO FINANCEIRO A NOSSA VOLTA

1.      Na tabela, a seguir, escreva o que você entende a respeito de cada termo relacionado: 

 

Termo utilizado 

Compreensão pessoal 

Juros 

 

Descontos 

 

Empréstimos 

 

Financiamentos 

 

Cheque especial 

 

Aplicações financeiras 

 

 

Realize uma pesquisa sobre esses termos financeiros presentes na tabela anterior e compare com o seu registro. Complete ou faça ajustes no que escreveu para futuras pesquisas.

 

2.      Carolina foi ao banco verificar as possíveis condições de aplicação para realizar um investimento. O gerente de sua agência apresentou um plano que renderia uma taxa de 7,5% ao ano. Carolina pretende investir o valor de R$ 2 000,00 e resgatará o valor só daqui a 3 anos. Após esse período, qual será o valor do resgate?

 

APRENDER SEMPRE: 

 

1.  Dê a reposta em minutos.

a.       Meia hora = 

b.      Um oitavo de hora = 

c.       Um quarto de hora = 

d.      Duas horas e um quarto de hora = 

e.       Uma hora e meia = 

f.       Cinco horas =

 

2. Dê a reposta em segundos.

a.       Dois minutos = 

b.      Uma hora = 

c.       Um minuto e meio = 

d.      Cinco minutos = 

e.       Meia hora = 

f.       Dez minutos =

 

3. Resolva as seguintes situações-problema.

I.          Fábio e Ricardo fizeram uma viagem de ônibus que demorou 72 horas. Podemos dizer que a viagem demorou 

a.       1 semana. 

b.      1 mês. 

c.       2 dias. 

d.      3 dias.

 

II.         Marcelo conseguiu atravessar o pátio, correndo, em 30 segundos. Podemos dizer que Marcelo atravessou o pátio em: 

a.       Meio minuto.

b.      Meia hora.

c.       Trinta minutos.

d.      Uma hora.

 

Juros, descontos e gráficos: 

 

2.2 Hoje, em dia, temos a opção de pesquisar e comprar produtos por meio da internet. Para evitar transtornos, é preciso estar atento e consultar sites confiáveis. Alguns deles oferecem diversas formas de pagamento à vista, em boleto bancário, cartão de débito ou crédito. Em um desses sites aparecia a seguinte oferta: 

“Tênis para prática de caminhada e corrida somente R$ 250,00”

 

Ao navegar no site para adquirir esse produto, determinada cliente se deparou com as seguintes formas de pagamento:

- Pagamento via boleto bancário com 6% de desconto. - Pagamento via cartão de débito com 4% de desconto - Pagamento em cartão de crédito em até 5 vezes sem juros.

 

a)      Qual das opções você acha mais vantajosa? Justifique sua escolha.

b)      Se a cliente optar pela opção pagamento via boleto, quanto ela irá pagar pelo tênis? E se fosse via cartão de débito?

 

ATIVIDADE 1 – ESTUDOS DOS GRÁFICOS

1.1 O IBGE publicou a evolução dos pesos em relação ao IPCA (Índice Nacional ao Consumidor Amplo) entre 2012 e 2020.

        

 

 



 


a)      Considerando os percentuais apresentados no gráfico acima, identifique, aproximadamente, os percentuais relativos a cada faixa etária.

 

b)      Pesquise e escreva algumas hipóteses sobre o que leva a população brasileira a diminuir a frequência de atividade física no decorrer da vida.

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

 






 ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

 






ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs

- assistir à vídeo aula: https://youtu.be/UsOLaBzM0xo

- período da atividade: 09/11 à 16/11

- entrega das atividades: 16/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

APLICAÇÕES: DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS




 1. Suzana esboçou no plano cartesiano a planta baixa de um terreno que pretende fazer uma horta.

 

a) Encontre as coordenadas dos pontos A, B, C e D.

 

 

b) Quais são as medidas dos lados do terreno?



 

 


c) Qual é o perímetro desse terreno?

 

 

d) Calcule a área desse terreno.

 

2. Transforme: medidas de comprimento.

 

1 m = ____ cm

500 m = ____ cm

34,5 m = ____ cm

200 m = ____ cm

1500 cm = ____ m

12,5 cm = ____ m

158 km = ____ m

327,8 km = ____ m

6,7 km = ____ m

3 400 mm = ____ cm

30 cm = ____ mm

20 000 mm = ____ m

 

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

 

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs

- assistir à vídeo aula: https://youtu.be/UsOLaBzM0xo

- período da atividade: 03/11 à 09/11

- entrega das atividades: 09/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

UNIDADES DE MEDIDA E INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

 

1.      Registre, em seu caderno, quais instrumentos de medida você conhece e utiliza no dia a dia.

 

 

 

 

2.      Registre, em seu caderno, quais unidades de medida você mais utiliza em seu dia a dia, suas respectivas siglas e a quais grandezas cada uma delas está associada.

 

 

 

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

– PONTO MÉDIO


1.1 Na malha quadriculada, estão representados cinco segmentos de retas. Escreva as coordenadas dos pontos das extremidades e das coordenadas do ponto médio de cada segmento. Analisando as coordenadas das extremidades de cada segmento e as coordenadas dos seus respectivos pontos médios, qual é a relação entre elas?

 


 

 

 

1.2 Qual polígono possui maior área e qual possui maior perímetro? Justifique como você encontrou essas áreas. Considere um quadradinho como unidade de medida.



 


 

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

 








 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

Atividades de matemática 9º ano – Prof. Simeire    


Orientações para as atividades:  

-  horário da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs 

-  assistir à aula: https://youtu.be/iMTcN--jfHM    

-  período da atividade: 19/10 à 26/10

-  entrega das atividades: 26/10

-  como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. 

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Atividades: 

1.      Fatore o máximo possível as expressões, conforme o exemplo: 

 

a)      2𝑥2 – 8 = 

            = 2 (𝑥2 – 4) = 

            = 2 (x + 2) · (x – 2) 

     b)      𝑥4𝑥2 = 

     c)      3𝑥2 – 18x + 27 = 

     d)      𝑥6 – 16𝑥4 = 

     e)      2𝑥4 – 32 = 

     2.      Verifique quais das equações abaixo possuem conjunto em solução S = {0, 5}:

a.       𝑥2 – 5x = 0

 x (x – 5) = 0

 x = 0  ou 

x – 5 = 0 x = 5 

S = {0, 5}

Sim 

 b.      𝑥2 + 5x = 0 

             c.       2𝑥2 – 10x = 0 

 

3.      Determine, em ℝ, o conjunto solução das equações abaixo:  

 

a.       x (x – 10) = 0                       

    

b.      𝑥2 = – 4x 

Atividades de matemática 9º ano – Prof. Simeire  Atividades Aprender Sempre

 



Observando os preços encontrados, responda: 

 

1.      Comprando um panetone pequeno no supermercado Gaste Menos e um panetone grande no Supermercado Sempre Oferta, qual será o preço total da compra?

 

     2.      Comprando três panetones (pequenos) no supermercado Preço Bom, qual será o preço total a ser pago? 

     3.      Aparecida levou R$25,00 para comprar um panetone de cada tamanho no supermercado Sempre Oferta, qual foi o troco de Aparecida?

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

Atividades de matemática 9º ano – Prof. Simeire 

 

  Orientações para as atividades: 

-  horário da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs 

-  assistir à aula: https://youtu.be/iMTcN--jfHM    

-  período da atividade: 13/10 à 19/10

-  entrega das atividades: 19/10

-  como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. 

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Atividades de revisão: 

 

1.      Nas equações seguintes, escritas na forma 𝑎𝑥2 + bx + c = 0, dê os valores dos coeficientes a, b, c: 

 

a.       𝑥2 + 5x + 2 = 0 

b.      𝑥2 – 5x + 8 = 0 

c.       6𝑥2 + 4x – 10 = 0 

d.      −𝑥2 + 4 = 0 

e.       7𝑥2 – 8x = 0 

f.        𝑥2 – x + 1 = 0 

 

2.      Escreva a equação na forma 𝑎𝑥2 + bx + c = 0, quando: 

 

a.       a = 1, b = 3, c = 4 

b.      a = –2, b = 0, c = 2 

c.       a = –1, b = 1, c = –3 

d.      a = 12, b = 3, c = 0 

e.       a = 2, b = 0, c = 0 

f.        a = – , b = , c = 1,2  

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


 














Sobre a realização da AAP de matemática:
Atenção alunos: nessa semana, ALÉM das atividades propostas vocês devem realizar a AAP de matemática (para quem ainda não realizou e me enviou, como propus nas atividades das semanas passadas.)
INSTRUÇÕES:
- Para resolver a prova de forma física:
Busquem a prova na ESCOLA (das 10:00 às 16:00hrs) e preencham o gabarito conforme julgarem a resposta correta, assim fazendo de cada questão. Após a resolução da prova e preenchimento do gabarito, favor me enviar uma foto do gabarito preenchido, para que eu possa avalia-los. (A foto deve ser enviada via WhatsApp, E-mail ou Google ClassRoom)
- Para resolver a prova de forma digital:
Abrir o link anexado aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRbhPl-5qoc4znMKzxu59gUT4AG_MUo652lUPgUwZ_RA6CjA/viewform) completar com seu nome, número e sala e resolver as questões preenchendo o formulário virtual.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Entrega da AAP: 21/09/2020




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs
- período da atividade: 08/09 à 14/09
- entrega das atividades: 14/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Sobre a realização da AAP de matemática: 
Atenção alunos: nessa semana, ALÉM das atividades propostas vocês devem realizar a AAP de matemática (para quem ainda não realizou e me enviou, como propus nas atividades de semana passada.)
INSTRUÇÕES:
- Para resolver a prova de forma física:
Busquem a prova na ESCOLA (das 10:00 às 16:00hrs) e preencham o gabarito conforme julgarem a resposta correta, assim fazendo de cada questão. Após a resolução da prova e preenchimento do gabarito, favor me enviar uma foto do gabarito preenchido, para que eu possa avalia-los. (A foto deve ser enviada via WhatsApp, E-mail ou Google Class Room)
- Para resolver a prova de forma digital:
Abrir o link anexado aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRbhPl-5qoc4znMKzxu59gUT4AG_MUo652lUPgUwZ_RA6CjA/viewform) completar com seu nome, número e sala e resolver as questões preenchendo o formulário virtual.

Qualquer dúvida estou à disposição.
Entrega da AAP: 14/09/2020

Atividades

Semana 08/09
Assista ao vídeo: ``O barato de Pitágoras`` https://youtu.be/252D1rI2plQ

ATIVIDADE 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO
O triângulo retângulo é famoso por suas aplicações em diferentes situações desde as antigas civilizações. Só para você ter uma ideia, os construtores das pirâmides no Egito já usavam uma de suas características mais marcantes: para obter “cantos retos” (ângulo de 90°), eles usavam uma corda dividida em 12 partes iguais com 11 nós e, ao montarem um triângulo como o da figura, sabiam que ao encostarem as duas pontas da corda obtinham o que queriam.

1) É atribuído a Pitágoras, um matemático grego que viveu no século V antes de Cristo, a primeira demonstração formal sobre a relação que existe entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo. Em homenagem a ele, essa relação recebeu o nome de Teorema de Pitágoras.
Faça uma pesquisa sobre como se enuncia o Teorema de Pitágoras e como ele é representado algebricamente. Depois, organize suas ideias e comente sobre o que descobriu com um breve resumo.


ATIVIDADE 2 – TEOREMA DE PITÁGORAS
Você deve ter visto em sua pesquisa que o triângulo retângulo possui um ângulo interno medindo
90°, além de propriedades e características importantes, e seus lados recebem nomes especiais:


2.1 Você sabia que o teorema de Pitágoras já foi demonstrado de 370 modos diferentes? Agora, você vai fazer uma dessas demonstrações. Em uma malha quadriculada, use régua e compasso para construir um triângulo retângulo com lados medindo 3 cm, 4 cm e 5 cm. Tomando como medida cada lado do triângulo retângulo, construa um quadrado sobre cada um dos lados.

2.2 Agora, determine a área de cada quadrado. Qual relação você verificou entre as medidas dos lados do triângulo retângulo e a área dos quadrados?

ATIVIDADE 3 - TERNAS PITAGÓRICAS
3.1 O triângulo de lados 3, 4 e 5 é um triângulo retângulo. Por que podemos afirmar isso? É possível encontrar uma infinidade de triângulos retângulos semelhantes a esse, cujos lados são números inteiros. Para encontrá-los, multiplicamos os seus lados por números naturais. Complete a tabela a seguir:





Cateto
Cateto
Hipotenusa
3 x 1
4 x 1
5 x 1
3, 4, 5
3
4
5
3 x 2
4 x 2
5 x 2
6, 8, 10


















3.2 Escolha três ternas pitagóricas da tabela e verifique a respectiva relação de Pitágoras.




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs
- assistir à aula: https://youtu.be/Ri3dtlvbflw 
- período da atividade: 17/08 à 24/08
- entrega das atividades: 24/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Sobre a realização da AAP de matemática: 
Atenção alunos: nessa semana, ALÉM das atividades propostas vocês devem realizar a AAP de matemática (para quem ainda não realizou e me enviou, como propus nas atividades de semana passada.)
INSTRUÇÕES:
- Para resolver a prova de forma física:
Busquem a prova na ESCOLA (das 10:00 às 16:00hrs) e preencham o gabarito conforme julgarem a resposta correta, assim fazendo de cada questão. Após a resolução da prova e preenchimento do gabarito, favor me enviar uma foto do gabarito preenchido, para que eu possa avalia-los. (A foto deve ser enviada via WhatsApp, E-mail ou Google Class Room)
- Para resolver a prova de forma digital:
Abrir o link anexado aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRbhPl-5qoc4znMKzxu59gUT4AG_MUo652lUPgUwZ_RA6CjA/viewform) completar com seu nome, número e sala e resolver as questões preenchendo o formulário virtual.

Qualquer dúvida estou à disposição.
Entrega da AAP: 24/08/2020

Atividades:

Semana 17/08
ATIVIDADE 1 – FUNÇÃO: NOÇÃO E LEI DE FORMAÇÃO
Objetivo: Compreender o conceito de função.

1.1  Em uma reportagem sobre produção de celulares, foi divulgado que uma certa fábrica produz um celular a cada 15 segundos. A quantidade de celulares produzidos por dia está registrada na tabela a seguir, conforme as horas trabalhadas:








Quantidade de celulares produzidos em relação às horas trabalhadas







Tempo em horas
1                           
  2
  3
4
5
6
Quantidade produzida  
240
480
720
960
1200
1440

Analisando os valores, escreva uma sentença matemática que represente essa situação. Escreva o passo a passo da sua resolução. Para iniciar esta atividade, pense na lei de formação.
a)      Com esta lei, é possível calcular a quantidade de celulares produzidos em 12 horas?




b)       Com essa mesma lei de formação, é possível calcular a quantidade de celulares produzidos para qualquer número de horas? Explique como isso é (ou não é) possível.





1.2  Dada a lei de formação de uma função f (x) = x – 2, encontre f (0); f (-1) e f (5).





1.3  O número de diagonais de um polígono depende da quantidade de lados que ele possui. Pensando nisso, encontre a lei de formação para calcular a quantidade de diagonais de qualquer polígono.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES
Semana da realização da AAP de matemática: 

Atenção alunos: nessa semana vocês devem realizar a AAP de matemática. Busquem a prova na ESCOLA (das 10:00 às 16:00hrs) e preencham o gabarito conforme julgarem a resposta correta, assim fazendo de cada questão. Após a resolução da prova e preenchimento do gabarito, favor me enviar uma foto do gabarito preenchido, para que eu possa avalia-los.
(A foto deve ser enviada via WhatsApp, E-mail ou Google Class Room)

Qualquer dúvida estou à disposição.

Entrega: 11/08/2020


CÓDIGO DO CLASSROOM: nbu7nyx




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Durante o bimestre os alunos foram orientados a fazer as atividades enviadas com ajuda das aulas do CMSP e minhas orientações. Agora, nessa semana de estudos intensivos, os alunos terão a oportunidade de fazer ou refazer as atividades do bimestre para contemplar as habilidades estruturantes de cada conteúdo. Esta orientação da semana de estudos intensivos será feita via WhatsApp, Google ClassRoom ou E-mail e também serão encaminhados os links das aulas do CMSP, sendo assim uma revisão dos conteúdos já trabalhados durante o bimestre.

- Conselho de classe/série dia 03/08/2020
- Digitação das notas até 30/07/2020

CÓDIGO DO CLASSROOM: nbu7nyx



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07

ATIVIDADES


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:45hrs

- período da atividade: 20/07 à 27/07
- entrega das atividades: 27/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.






 LINK DO CLASSROOM:

CÓDIGO: nbu7nyx
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 14:00hrs / terça-feira às 14:00hrs / quarta-feira às 14:45hrs
- período da atividade: 13/07 à 20/07
- entrega das atividades: 20/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:


ATIVIDADE 1 – PRODUTOS NOTÁVEIS
1.1    Encontre a forma fatorada das expressões abaixo (se houver):



ATIVIDADE 2 – FATORAÇÃO

A expressão ay + ax possui, nos dois termos, um fator comum que, ao colocarmos em evidência, obtemos a forma fatorada da expressão a (y + x)
Na expressão ay + ax + by + bx + cy + cx, podemos fazer agrupamentos de termos que possuem fatores comuns, como (ay + ax) + (by + bx) + (cy + cx).
Dentro de cada agrupamento, podemos colocar em evidência o fator comum
a (y + x) + b (y + x) + c (y + x) Note que (y + x) é o fator comum, então colocamos em evidência (y + x)(a + b + c), obtendo assim a forma fatorada da expressão acima.

2.1 Fatore as expressões:
a) 3x + 6y =
b) ab + 2ac =
c) 4ab 6a =
d) 5xb + b + 5yx + y =

2.2 Represente geometricamente a área indicada pelas expressões algébricas a seguir:
a) (x + 2) (x + 3)

b) (x – 3) (x – 2)

c) (k + 3) (k – 3)


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 14:00hrs / terça-feira às 14:00hrs / quarta-feira às 14:45hrs
- período da atividade: 06/07 à 13/07
- entrega das atividades: 13/07
- como entregar: e-mail: simeirerezende@hotmail.com
 WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:


1) Racionalize o denominador da fração:




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

PRAZO DE ENTREGA

As atividades da semana dos dias:29/06 à 03/07/2020, deverá ser entregue até 06/07.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.



Vamos relembrar!

Potenciação: exemplos



Após resolvidas, me encaminhar as respostas por e-mail ou WhatsApp.
simeirerezende@hotmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES
CÓDIGO: nbu7nyx

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06


ATIVIDADE 1 – OPERANDO COM NOTAÇÃO CIENTÍFICA
Objetivo: Reconhecer unidades de medidas para expressar grandezas muito grandes ou muito pequenas e resolver operações envolvendo notação científica.


1.       Observe a tabela a seguir e preencha as lacunas. Lembre-se de que, quando os expoentes das potências de dez são diferentes, devemos igualá-los primeiro para, depois, realizar a operação.

ATIVIDADE 2 – O UNIVERSO: NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM
Objetivo: Compreender a notação científica para expressar números muito grandes ou muito pequenos.



Quadro 2 – Tamanho de bactérias e vírus comuns no dia a dia

Vírus ou bactéria
Comprimento em metros (m)
Vírus da gripe
0,000 000 0023 m
Bactéria do tétano
0,00001 m
Vírus da dengue
0,000000050 m
Bactéria Escherichia coli (a mais comum em infecções de urina)
0,000006 m

A partir dos dados elencados na tabela, elabore uma situação problema envolvendo operações com notação científica. Tente resolver a situação elaborada e, comente acerca dos resultados.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES


 Realizar as atividades 1, 2, 3 e 4 da apostila ``Aprender Sempre`` (material que vocês foram buscar na escola.)
Após resolvidas, me encaminhar as respostas por e-mail ou WhatsApp.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

26/05/2020 até 29/05/2020 para serem realizadas, as atividades que não foram entregues pelos alunos nas semanas anteriores.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES
As atividades realizadas nesta semana serão a avaliação de aprendizagem em processo com as orientações necessárias e a sua devolutiva.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES

Resolva as seguintes proporções:





    










2. A soma da idade do pai e do filho é 45 anos. A idade do pai está para a idade do filho, assim como 7 está para 2. Determine a idade do pai e do filho.


3. A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?

4. Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido e 300g de peso bruto. Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?

                                                                                                                                                                     



BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!! J
QUALQUER DÚVIDA: simeirerezende@hotmail.com




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


01) Qual dentre os conjuntos abaixo é constituído somente de números irracionais?
A(_)  {√3,√6,√9,√12}      B(_){√12,√15,√18,√21}       C(_){ √12,√14,√16,√18}
D(_)  {√12,√16,√18,√20}   E(_) {3,√6,√19,√25}

02) Qual dos números abaixo não é racional?
A(_) 2,53                  B(_) 2,3333....               C(_) 4,189189...         D(_) 3,1414...                 E(_) 2,876329736...


03) Classifique os números a seguir em racionais ou irracionais:


a) 4=                                 b)25=               c)  √81=                           

d) 4,252252225...=             e) -76=               f) √18=             

g) 3,010010001=                 h) 2,53=

4)   A fração 3/5  é igual a:                                         (RESOLVA)
A(_) 3,5    
B(_) 5,3    
C(_) 0,6   
D(_) 0,06
             
05) Nos espaços escreva V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa.
A(_) Todo número racional é inteiro.
B(_) Todo número natural é racional.
C(_) Todas as dízimas periódicas são números irracionais.
D(_) O valor aproximado de π é 3,41.
_________________________________________________________________________
06) Responda a alternativa INCORRETA.
A(_) Todo numero inteiro é um número real.
B(_) Todo número real é um número irracional.
C(_) Todo número irracional é um número real.
D(_) Existem números racionais que são naturais.


07) Sejam os números:





A) Quais são inteiros? ____, ____ e ____

B) Quais são racionais? ____, ____, ____ e ____

C) Quais são irracionais? ____ e ____

08) O número decimal correspondente ao ponto assinalado na reta numérica é








A(_) 0,3          B(_) 0,23          C(_) 2,3          D(_) 2,03

09) (VESTIBULINHO – SP) O número racional  1/6  é igual a:                                           (RESOLVA)
A(_) 0,6
B(_) 1,6
C(_) 0,16
D(_) 0,1666...

10) Os números reais:
     Relativamente referentes aos números π e  2,373737...  podemos  afirmar corretamente que:
A(_) são ambos irracionais
B(_) são ambos racionais
C(_) só o primeiro é irracional
D(_) só o segundo é irracional



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