ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Orientações
para as atividades: -
horário da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs
-
assistir
às aulas: https://youtu.be/DBxmNIKVtMA, https://youtu.be/UsOLaBzM0xo, https://youtu.be/dslfmSkZazA, https://youtu.be/ZkXzm2PW_uo, https://youtu.be/HbdwT_96UMg, https://youtu.be/iU3Yzfn3GpA, https://youtu.be/VH1RfGYXlOo,
https://youtu.be/5Jd07Ce9wS4 e https://youtu.be/sJBc_jXz0YE - período
da atividade: 07/12 à 14/12 - entrega das atividades: 14/12
- como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o
Google ClassRoom todas as segundas-feiras. ATIVIDADE 1- APLICAÇÃO DO
TEOREMA DE PITÁGORAS
1.7 O arquiteto Marcelo elaborou um esboço do projeto arquitetônico da parte superior da fachada de um edifício, conforme esquema a seguir. a)
Determine a altura da fachada do edifício. b)
Qual é a medida da largura da fachada do
edifício? c)
Qual é área total da fachada do edifício? SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 3 –
PONTO MÉDIO
1.1 Na malha
quadriculada, estão representados cinco segmentos de retas. Escreva as
coordenadas dos pontos das extremidades e das coordenadas do ponto médio de
cada segmento. Analisando as coordenadas das extremidades de cada segmento e
as coordenadas dos seus respectivos pontos 1.2 Qual
polígono possui maior área e qual possui maior perímetro? Justifique como
você encontrou essas áreas. Considere um quadradinho como unidade de medida.
ATIVIDADE 2 – RELAÇÕES MÉTRICAS – APLICAÇÕES 2.2 Na
Matemática, existem várias fórmulas, mas, para elas existirem, tais fórmulas
foram desenvolvidas e demonstradas por estudiosos. Agora, você é o estudioso
que deve provar que: ATIVIDADE 3 – APRENDER SEMPRE 3.1 Responda às
questões a seguir. Se tiver dúvidas, pesquise na internet e na apostila sobre
as figuras geométricas planas. a.
O que são figuras geométricas planas? b.
O que são polígonos? c.
Na ordem crescente, escreva os nomes dos
polígonos que possuem de 3 a 10 lados 3.2 Responda: a.
O que é quadrilátero? b.
Os quadriláteros são figuras planas ou
espaciais? O MUNDO FINANCEIRO A NOSSA
VOLTA
1.
Na tabela, a seguir, escreva o que você
entende a respeito de cada termo relacionado:
Realize uma
pesquisa sobre esses termos financeiros presentes na tabela anterior e
compare com o seu registro. Complete ou faça ajustes no que escreveu para
futuras pesquisas. 2.
Carolina foi ao banco verificar as possíveis
condições de aplicação para realizar um investimento. O gerente de sua
agência apresentou um plano que renderia uma taxa de 7,5% ao ano. Carolina
pretende investir o valor de R$ 2 000,00 e resgatará o valor só daqui a 3
anos. Após esse período, qual será o valor do resgate? APRENDER
SEMPRE: 1. Dê a reposta em minutos. a.
Meia hora =
b.
Um oitavo de hora = c.
Um quarto de hora = d.
Duas horas e um quarto de hora = e.
Uma hora e meia = f.
Cinco horas = 2. Dê
a reposta em segundos. a.
Dois minutos =
b.
Uma hora =
c.
Um minuto e meio = d.
Cinco minutos = e.
Meia hora =
f.
Dez minutos = 3. Resolva
as seguintes situações-problema. I. Fábio e Ricardo
fizeram uma viagem de ônibus que demorou 72 horas. Podemos dizer que a viagem
demorou a.
1 semana.
b.
1 mês. c.
2 dias.
d.
3 dias. II. Marcelo conseguiu
atravessar o pátio, correndo, em 30 segundos. Podemos dizer que Marcelo
atravessou o pátio em: a.
Meio minuto. b.
Meia hora. c.
Trinta minutos. d.
Uma hora. Juros, descontos e
gráficos:
2.2 Hoje, em
dia, temos a opção de pesquisar e comprar produtos por meio da internet. Para
evitar transtornos, é preciso estar atento e consultar sites confiáveis.
Alguns deles oferecem diversas formas de pagamento à vista, em boleto
bancário, cartão de débito ou crédito. Em um desses sites aparecia a seguinte
oferta: “Tênis para prática de
caminhada e corrida somente R$ 250,00”
Ao navegar no
site para adquirir esse produto, determinada cliente se deparou com as
seguintes formas de pagamento: - Pagamento
via boleto bancário com 6% de desconto. - Pagamento via cartão de débito com
4% de desconto - Pagamento em cartão de crédito em até 5 vezes sem juros. a)
Qual das opções você acha mais vantajosa?
Justifique sua escolha. b)
Se a cliente optar pela opção pagamento via
boleto, quanto ela irá pagar pelo tênis? E se fosse via cartão de débito? ATIVIDADE
1 – ESTUDOS DOS GRÁFICOS 1.1 O IBGE
publicou a evolução dos pesos em relação ao IPCA (Índice Nacional ao
Consumidor Amplo) entre 2012 e 2020. a)
Considerando os percentuais apresentados no
gráfico acima, identifique, aproximadamente, os percentuais relativos a cada
faixa etária. b)
Pesquise e escreva algumas hipóteses sobre o
que leva a população brasileira a diminuir a frequência de atividade física
no decorrer da vida. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs - assistir à vídeo aula: https://youtu.be/UsOLaBzM0xo - período da atividade: 09/11 à 16/11 - entrega das atividades: 16/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. APLICAÇÕES:
DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS
1.
Suzana esboçou no plano cartesiano a planta baixa de um terreno que
pretende fazer uma horta. a) Encontre as
coordenadas dos pontos A, B, C e D. b) Quais são as
medidas dos lados do terreno? c) Qual é o
perímetro desse terreno? d) Calcule a
área desse terreno. 2. Transforme:
medidas de comprimento. 1 m = ____ cm 500 m = ____ cm 34,5 m = ____ cm 200 m = ____ cm 1500 cm = ____ m
12,5 cm = ____ m 158 km = ____ m 327,8 km = ____
m 6,7 km = ____ m 3 400 mm = ____
cm 30 cm = ____ mm 20 000 mm = ____
m |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs - assistir à vídeo aula: https://youtu.be/UsOLaBzM0xo - período da atividade: 03/11 à 09/11 - entrega das atividades: 09/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. UNIDADES DE MEDIDA E
INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
1. Registre,
em seu caderno, quais instrumentos de medida você conhece e utiliza no dia a
dia. 2. Registre,
em seu caderno, quais unidades de
medida você mais utiliza em seu dia a dia, suas respectivas siglas e a quais grandezas
cada uma delas está associada. SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 –
PONTO MÉDIO
1.2 Qual
polígono possui maior área e qual possui maior perímetro? Justifique como
você encontrou essas áreas. Considere um quadradinho como unidade de medida. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
|
Atividades de matemática 9º ano – Prof. Simeire Orientações para as
atividades: - horário
da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs - assistir à aula: https://youtu.be/iMTcN--jfHM - período da atividade: 19/10 à 26/10 - entrega das atividades: 26/10 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google
ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog
da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Atividades: 1.
Fatore o máximo possível as expressões,
conforme o exemplo: a)
2𝑥2
– 8 = = 2 (𝑥2 – 4) = = 2 (x +
2) · (x – 2) b) 𝑥4 – 𝑥2 = c) 3𝑥2 – 18x + 27 = d) 𝑥6 – 16𝑥4 = e) 2𝑥4 – 32 = 2. Verifique quais das equações abaixo possuem conjunto em solução S = {0, 5}: a.
𝑥2 – 5x = 0 x (x – 5) = 0 x = 0 ou S = {0, 5} Sim b. 𝑥2 + 5x = 0 c. 2𝑥2 – 10x = 0
3.
Determine, em ℝ,
o conjunto solução das equações abaixo: a.
x (x – 10) = 0
b.
𝑥2
= – 4x Atividades de
matemática 9º ano – Prof. Simeire Atividades
Aprender Sempre
Observando os preços encontrados, responda: 1.
Comprando um panetone pequeno no supermercado
Gaste Menos e um panetone grande no Supermercado Sempre Oferta, qual será o
preço total da compra? 2. Comprando três panetones (pequenos) no supermercado Preço Bom, qual será o preço total a ser pago? 3. Aparecida levou R$25,00 para comprar um panetone de cada tamanho no supermercado Sempre Oferta, qual foi o troco de Aparecida? |
Atividades de matemática 9º ano – Prof. Simeire
Orientações
para as atividades: - horário
da aula CM: 2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs - assistir à aula: https://youtu.be/iMTcN--jfHM - período da atividade: 13/10 à 19/10 - entrega das atividades: 19/10 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google
ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o
Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Atividades de
revisão: 1. Nas
equações seguintes, escritas na forma 𝑎𝑥2
+ bx + c = 0, dê os valores dos coeficientes
a, b, c: a. 𝑥2
+ 5x + 2 = 0 b. 𝑥2
– 5x + 8 = 0 c. 6𝑥2
+ 4x – 10 = 0 d. −𝑥2
+ 4 = 0 e. 7𝑥2
– 8x = 0 f.
𝑥2
– x + 1 = 0 2. Escreva
a equação na forma 𝑎𝑥2
+ bx + c = 0, quando: a. a
= 1, b = 3, c = 4 b. a
= –2, b = 0, c = 2 c. a
= –1, b = 1, c = –3 d. a
= 12, b = 3, c = 0 e. a
= 2, b = 0, c = 0 f.
a = – |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
|
Sobre
a realização da AAP de matemática:
Atenção
alunos: nessa semana, ALÉM das atividades propostas vocês
devem realizar a AAP de matemática (para quem ainda não realizou e me enviou,
como propus nas atividades das semanas passadas.)
INSTRUÇÕES:
-
Para resolver a prova de forma física:
Busquem
a prova na ESCOLA (das 10:00 às 16:00hrs) e preencham o gabarito conforme
julgarem a resposta correta, assim fazendo de cada questão. Após a resolução
da prova e preenchimento do gabarito, favor me enviar uma foto do gabarito
preenchido, para que eu possa avalia-los. (A foto deve ser enviada via
WhatsApp, E-mail ou Google ClassRoom)
-
Para resolver a prova de forma digital:
Abrir
o link anexado aqui
(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRbhPl-5qoc4znMKzxu59gUT4AG_MUo652lUPgUwZ_RA6CjA/viewform)
completar com seu nome, número e sala e resolver as questões preenchendo o
formulário virtual.
Qualquer
dúvida estou à disposição.
Entrega
da AAP: 21/09/2020
|
Orientações
para as atividades:
- horário da aula CM:
2ª e 3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs
- período da
atividade: 08/09 à 14/09
- entrega das
atividades: 14/09
- como entregar:
e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para
o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Sobre a realização da AAP de matemática:
Atenção alunos: nessa
semana, ALÉM das atividades propostas vocês devem realizar a AAP de
matemática (para quem ainda não realizou e me enviou, como propus nas
atividades de semana passada.)
INSTRUÇÕES:
- Para resolver a prova de
forma física:
Busquem a prova na ESCOLA (das 10:00 às 16:00hrs) e
preencham o gabarito conforme julgarem a resposta correta, assim fazendo de
cada questão. Após a resolução da prova e preenchimento do gabarito, favor me
enviar uma foto do gabarito preenchido, para que eu possa avalia-los. (A foto
deve ser enviada via WhatsApp, E-mail ou Google Class Room)
- Para resolver a prova de
forma digital:
Abrir o link anexado aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRbhPl-5qoc4znMKzxu59gUT4AG_MUo652lUPgUwZ_RA6CjA/viewform)
completar com seu nome, número e sala e resolver as questões preenchendo o
formulário virtual.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Entrega da AAP:
14/09/2020
Atividades
Semana 08/09
ATIVIDADE 1 – UM
TRIÂNGULO FAMOSO
O triângulo retângulo é famoso por suas aplicações em
diferentes situações desde as antigas civilizações. Só para você ter uma
ideia, os construtores das pirâmides no Egito já usavam uma de suas
características mais marcantes: para obter “cantos retos” (ângulo de 90°),
eles usavam uma corda dividida em 12 partes iguais com 11 nós e, ao montarem
um triângulo como o da figura, sabiam que ao encostarem as duas pontas da
corda obtinham o que queriam.
1) É atribuído a Pitágoras, um matemático grego que viveu
no século V antes de Cristo, a primeira demonstração formal sobre a relação
que existe entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo. Em homenagem
a ele, essa relação recebeu o nome de Teorema de Pitágoras.
Faça uma pesquisa sobre como se enuncia o Teorema de
Pitágoras e como ele é representado algebricamente. Depois, organize suas
ideias e comente sobre o que descobriu com um breve resumo.
ATIVIDADE 2 – TEOREMA DE
PITÁGORAS
Você deve ter visto em sua pesquisa que o triângulo
retângulo possui um ângulo interno medindo
90°, além de propriedades e características importantes, e
seus lados recebem nomes especiais:
2.1 Você sabia que o teorema de Pitágoras já foi
demonstrado de 370 modos diferentes? Agora, você vai fazer uma dessas
demonstrações. Em uma malha quadriculada, use régua e compasso para construir
um triângulo retângulo com lados medindo 3 cm, 4 cm e 5 cm. Tomando como
medida cada lado do triângulo retângulo, construa um quadrado sobre cada um dos
lados.
2.2 Agora, determine a área de cada quadrado. Qual relação
você verificou entre as medidas dos lados do triângulo retângulo e a área dos
quadrados?
ATIVIDADE 3 - TERNAS
PITAGÓRICAS
3.1 O triângulo de lados 3, 4 e 5 é um triângulo
retângulo. Por que podemos afirmar isso? É possível encontrar uma infinidade
de triângulos retângulos semelhantes a esse, cujos lados são números
inteiros. Para encontrá-los, multiplicamos os seus lados por números
naturais. Complete a tabela a seguir:
3.2 Escolha três ternas pitagóricas da tabela e verifique
a respectiva relação de Pitágoras.
|
|
Orientações para
as atividades:
- horário da aula CM: 2ª e
3ª às 14:00hrs e 4ª às 14:00hrs
- assistir à aula: https://youtu.be/Ri3dtlvbflw
- período da atividade:
17/08 à 24/08
- entrega das atividades:
24/08
- como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google
Class Room todas as segundas-feiras.
Sobre
a realização da AAP de matemática:
Atenção alunos: nessa semana, ALÉM
das atividades propostas vocês devem realizar a AAP de matemática
(para quem ainda não realizou e me enviou, como propus nas atividades de
semana passada.)
INSTRUÇÕES:
- Para resolver a prova de forma física:
Busquem a prova na ESCOLA (das 10:00 às 16:00hrs) e preencham o
gabarito conforme julgarem a resposta correta, assim fazendo de cada questão.
Após a resolução da prova e preenchimento do gabarito, favor me enviar uma
foto do gabarito preenchido, para que eu possa avalia-los. (A foto deve ser
enviada via WhatsApp, E-mail ou Google Class Room)
- Para resolver a prova de forma digital:
Abrir o link anexado aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRbhPl-5qoc4znMKzxu59gUT4AG_MUo652lUPgUwZ_RA6CjA/viewform)
completar com seu nome, número e sala e resolver as questões preenchendo o
formulário virtual.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Entrega da AAP: 24/08/2020
Atividades:
Semana
17/08
ATIVIDADE 1 – FUNÇÃO: NOÇÃO E LEI DE FORMAÇÃO
Objetivo: Compreender o conceito de função.
1.1 Em
uma reportagem sobre produção de celulares, foi divulgado que uma certa
fábrica produz um celular a cada 15 segundos. A quantidade de celulares
produzidos por dia está registrada na tabela a seguir, conforme as horas
trabalhadas:
Analisando os valores, escreva uma sentença matemática que represente
essa situação. Escreva o passo a passo da sua resolução. Para iniciar esta
atividade, pense na lei de formação.
a) Com
esta lei, é possível calcular a quantidade de celulares produzidos em 12
horas?
b) Com essa mesma lei de formação, é possível
calcular a quantidade de celulares produzidos para qualquer número de horas?
Explique como isso é (ou não é) possível.
1.2 Dada
a lei de formação de uma função f (x) = x – 2, encontre f (0); f (-1) e f
(5).
1.3 O
número de diagonais de um polígono depende da quantidade de lados que ele
possui. Pensando nisso, encontre a lei de formação para calcular a quantidade
de diagonais de qualquer polígono.
|
Semana da realização da AAP de
matemática:
Atenção
alunos: nessa semana vocês devem realizar a AAP de matemática. Busquem a
prova na ESCOLA (das 10:00 às 16:00hrs) e
preencham o gabarito conforme julgarem a resposta correta, assim fazendo de
cada questão. Após a resolução da prova e preenchimento do gabarito, favor me
enviar uma foto do gabarito preenchido, para que eu possa avalia-los.
(A foto deve ser enviada via
WhatsApp, E-mail ou Google Class Room)
Qualquer dúvida estou à
disposição.
Entrega: 11/08/2020
CÓDIGO DO CLASSROOM: nbu7nyx
|
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Durante o bimestre os alunos foram orientados a fazer as atividades
enviadas com ajuda das aulas do CMSP e minhas orientações. Agora, nessa
semana de estudos intensivos, os alunos terão a oportunidade de fazer ou
refazer as atividades do bimestre para contemplar as habilidades
estruturantes de cada conteúdo. Esta orientação da semana de estudos
intensivos será feita via WhatsApp, Google ClassRoom ou E-mail e também serão
encaminhados os links das aulas do CMSP, sendo assim uma revisão dos
conteúdos já trabalhados durante o bimestre.
- Conselho de classe/série dia 03/08/2020
- Digitação das notas até 30/07/2020
CÓDIGO DO CLASSROOM: nbu7nyx
|
LINK DO CLASSROOM:
CÓDIGO: nbu7nyx
|
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM:
segunda-feira às 14:00hrs / terça-feira às 14:00hrs / quarta-feira às
14:45hrs
- período da atividade: 13/07 à 20/07
- entrega das atividades: 20/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google
Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
ATIVIDADE 1 – PRODUTOS NOTÁVEIS
1.1
Encontre a forma fatorada das expressões abaixo (se
houver):
ATIVIDADE 2 – FATORAÇÃO
A expressão ay + ax possui, nos dois termos, um fator
comum que, ao colocarmos em evidência, obtemos a forma fatorada da expressão
a (y + x)
Na expressão ay + ax + by + bx + cy + cx, podemos fazer
agrupamentos de termos que possuem fatores comuns, como (ay + ax) + (by + bx)
+ (cy + cx).
Dentro de cada agrupamento, podemos colocar em evidência
o fator comum
a (y + x) + b (y + x) + c (y + x) Note que (y + x) é o
fator comum, então colocamos em evidência (y + x)(a + b + c), obtendo assim a
forma fatorada da expressão acima.
2.1 Fatore as expressões:
a) 3x + 6y =
b) ab + 2ac
=
c) 4ab – 6a =
d) 5xb + b +
5yx + y =
2.2 Represente geometricamente a área indicada pelas expressões
algébricas a seguir:
a) (x + 2) (x + 3)
b) (x – 3) (x – 2)
c) (k + 3) (k – 3)
|
Orientações para as
atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 14:00hrs /
terça-feira às 14:00hrs / quarta-feira às 14:45hrs
- assistir às aulas: https://youtu.be/926z60t987k e https://youtu.be/9CfzJ-LWytM
- período da atividade:
06/07 à 13/07
- entrega das
atividades: 13/07
- como entregar: e-mail: simeirerezende@hotmail.com
WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas
para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
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PRAZO DE ENTREGA
As atividades da semana dos dias:29/06 à 03/07/2020, deverá ser entregue até 06/07.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Vamos relembrar!
Potenciação: exemplos
Após resolvidas, me encaminhar as respostas por e-mail ou WhatsApp.
simeirerezende@hotmail.com
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES
LINK DO CLASSROOM: 9º D
https://classroom.google.com/u/3/c/MTE0NjkwMzU0MTUy/a/MTIwNDExMTI1NDky/details
CÓDIGO: nbu7nyx
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